Uma rede social voltada ao voluntariado

Pessoas interessadas em doar seu tempo para atividades agregadoras contam com um espaço virtual que está no ar desde agosto, e que faz parte do Pnud

Do Pnud Brasil | De Brasília (DF)

Para incentivar o engajamento e a participação de brasileiras e brasileiros em atividades voluntárias, está no ar desde 28 de agosto a Plataforma Nacional do Voluntariado – Viva Voluntário. A ferramenta foi desenvolvida em formato de rede social para facilitar o encontro entre organizações que ofertam oportunidades de trabalho voluntário e pessoas interessadas em doar seu tempo.

O Programa Nacional do Voluntariado é uma iniciativa promovida numa parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo brasileiro.

O Pnud reúne esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento de cidadãs e cidadãos em ações transformadoras da sociedade.

Qualquer cidadão pode se cadastrar nova rede social, que pede e-mail, senha e CPF dos participantes. Depois de criar seu perfil e confirmar seu cadastro por e-mail, a voluntária ou o voluntário pode se conectar a seus amigos ou procurar ações que combinem com sua rotina e habilidades. É possível se engajar em atividades pontuais, de longo prazo, presenciais e virtuais em diversas cidades brasileiras.

Aqueles internautas vinculados a instituições podem também criar páginas organizacionais a partir de seus perfis pessoais e, por meio delas, divulgar oportunidades de voluntariado ao público.

A Plataforma indica, ainda, como cada atividade contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, como educação de qualidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

PASSO A PASSO

No canto direito superior da página está o botão “Entrar”, onde o usuário pode efetuar seu cadastro individual.

Já para criar uma página institucional, é preciso, após gerar o perfil pessoal, criar uma página para a organização. Para isso, clique em “Incluir”, no menu lateral “Instituições”. Serão solicitados o CNPJ (número e documento) e o estatuto.

Depois de criar seu cadastro, o usuário pode procurar atividades voluntárias de acordo com sua localidade ou preferências – cada um dos ODS é um “filtro” da plataforma durante a busca por oportunidades de voluntariado.

Ao encontrar uma atividade de seu interesse e clicar sobre ela enquanto navega pelo Viva Voluntário, o interessado pode saber mais sobre aquele projeto, a instituição responsável, se inteirar sobre o dia e hora de realização das tarefas e acerca de eventuais pré-requisitos para a participação. No botão “quero participar”, o usuário se inscreve para colaborar com aquela ação. A plataforma também possui um chat próprio, onde é possível tirar dúvidas sobre a tarefa proposta ou combinar detalhes para a participação com os responsáveis.

No dia da atividade, um recurso de geolocalização permite que o voluntário confirme que participou, de fato, da ação – o recurso é habilitado para aqueles que se encontram nas proximidades do local de realização das atividades.

A plataforma permite também a criação de um Currículo Social para cada voluntário, que reúne uma listagem das iniciativas de que cada um participou.

Imagem em destaque: voluntária navegando pela rede social. Foto: divulgação Pnud Brasil


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =