A Copa dos gols nos acréscimos

Até as oitavas de final, boa parte das definições das partidas se deu após os 45 minutos do segundo tempo, o que aumenta a expectativa para as semifinais

Da Rede Brasil Atual | De São Paulo

As quartas de final da Copa do Mundo 2018 começam nesta sexta, dia 6, com Uruguai x França, às 11h (horário de Brasília), e Brasil x Bélgica (15h). Três campeões mundiais e um time emergente dão a expectativa de muito emoção à vista. Fora isso, uma característica dos jogos desse Mundial, ao menos até aqui, promete tensão até o apito final: a decisão dos jogos só nos acréscimos.

Os gols marcados na reta final de alguma partidas vêm garantindo doses extras de emoção neste Mundial da Rússia. Da primeira rodada e até o fim das oitavas de final, 25 gols, de um total de 146, foram marcados após os 40 minutos do segundo tempo (17% do total). Destes, 16 foram anotados já nos acréscimos do segundo tempo.

Alguns destes tentos foram marcantes, inclusive para os brasileiros. Na vitória da Seleção contra a Costa Rica, por 2 a 0, na segunda partida pela fase de grupos, o primeiro gol saiu aos 46 minutos da etapa final, com Philippe Coutinho. Neymar, aos 52, marcou o segundo. O jogo tirou o peso das costas do time, que precisava da vitória para chegar à última rodada em situação mais confortável para se classificar.

Outro sul-americano que teve a mesma sensação foi a Argentina. Em duelo decisivo contra a Nigéria, na última rodada do grupo D, o time de Messi precisava – desesperadamente – de uma vitória para se classificar. Aos 41 minutos, após um cruzamento, o zagueiro Marco Rojo marcou o gol que levou o time ao mata-mata do Mundial.

A campeã de 2014, a Alemanha, viveu os dois lados da emoção de ter um gol marcado nos últimos instantes de jogo. O lado festivo foi causado pelo gol de Toni Kroos, de falta, aos 50 minutos do segundo tempo, contra a Suécia, resultado que deu aos alemães a esperança de classificação para as oitavas, depois de terem sido derrotados pelo México na primeira rodada.

Porém, na partida seguinte, o banho de água fria e a tristeza. Os tetracampeões do mundo precisavam de uma vitória simples contra a Coreia do Sul para seguirem na disputa. O jogo seguia empatado e sem gols e já desclassificava a “favorita” Alemanha, mas o desfecho foi ainda pior: aos 48 e aos 51 minutos do segundo tempo, os coreanos fizeram dois gols e despacharam a atual para casa, logo na primeira fase da competição.

PRIMEIRA VITÓRIA SAUDITA

Foi nos acréscimos também que a Arábia Saudita conquistou sua primeira vitória na história das Copas. Aos 50 minutos, contra o Egito, Salem Al-Dawsari fez 2 a 1 para os sauditas.

Já na fase de oitavas de final, o grito de gol nos acréscimos foi ouvido em dois jogos. O primeiro, na partida entre Bélgica e Japão. Os asiáticos venciam por 2 a 0, mas cederam o empate. O último lance do jogo, aos 49 minutos, após um contra-ataque com cinco toques na bola, Chadli virou o jogo para os belgas: 3 a 2 e apito final.

O segundo foi nesta última terça-feira (3), com Colômbia e Inglaterra em campo. Com 48 minutos do segundo tempo, o “zagueiro artilheiro” Yerry Mina subiu mais que todos para marcar o gol de empate colombiano. O 1 a 1 levou o jogo para a prorrogação e pênaltis, mas os ingleses levaram a classificação.

Se a bola está entrando perto do apito final, o mesmo não aconteceu nas prorrogações. Nos três jogos que terminaram empatados (Espanha x Rússia, Croácia x Dinamarca e Colômbia x Inglaterra) nenhum viu as redes balançarem e os vencedor foi decidido nos pênaltis.

Imagem em destaque: Neymar comemora gol no último lance do jogo contra a Costa Rica. Foto de Lucas Figueiredo/CBF


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =