De forma lúdica, exposição no Museu da Vida orienta sobre câncer

Essa é uma das mostras em cartaz na unidade, pertencente à Fiocruz, e que tem na programação outras atividades de educação e cultura com temática de saúde

Por Fernanda Marques, do Museu da Vida/Fiocruz | Do Rio de Janeiro

Você sabia que o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares? Uma coisa é certa: os avanços nos tratamentos evoluíram de forma significativa, e as técnicas de diagnóstico estão cada dia mais precisas. Além disso, sabe-se hoje que a adoção de hábitos saudáveis pode evitar 30% dos casos de câncer.

Dicas de prevenção e de diagnóstico precoce são transmitidas com muita arte na exposição “SaudávelMente”, em cartaz na sala de exposições temporárias do Museu da Vida [da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde], no Rio de Janeiro. A mostra é baseada principalmente em histórias em quadrinhos e em jogos. Dispõe de recursos para cegos e surdos possam visitar também.

Hábitos simples como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado são alguns exemplos que podem contribuir para evitar doenças no futuro, e demonstrados de forma lúdica na exposição do Museu da Vida.

Durante o passeio, o visitante conhece dois personagens principais, Thiago e Mila, em diversas situações do dia a dia. Em um desses momentos, por exemplo, Mila está no cabeleireiro e descobre que a secagem das unhas de acrigel é feita em aparelho que emite luz ultravioleta, o que pode aumentar as chances de desenvolver câncer de pele.

JOGOS

Além da leitura dos quadrinhos, o público poderá partir para a ação e testar habilidades em tablets com jogos. É o caso de Prato cheio, cujo objetivo é desafiar o jogador a montar uma refeição balanceada e saudável, indicando quais comidas são sempre boas opções. Já em “Uma mão lava a outra”, a proposta é mostrar a importância de lavar as mãos com sabão para matar germes e bactérias, evitando possíveis doenças.

Os painéis contam com audiodescrição para público cego e vídeos em Libras para surdos. Para acessar esses conteúdos, disponíveis em códigos QR Code, o visitante pode usar um leitor QR Code com o próprio celular.

HORÁRIOS

É possível conferir a exposição de terça a sexta, de 9h às 16h30, e aos sábados, de 10h às 16h [durante a Copa do Mundo, fecha em dias de jogos do Brasil]. O salão de exposições temporárias está localizado próximo ao prédio-sede do Museu da Vida, que fica no campus da Fiocruz localizado no bairro de Manguinhos, na avenida Brasil, nº 4.365.

Para mais informações sobre a visita, entre em contato com o Centro de Recepção no número (21) 2590-6747 ou com o e-mail museudavida@fiocruz.br.

CONFIRA OUTRAS MOSTRAS

Imagem em destaque: arte de divulgação da mostra. Por Museu da Vida/Fiocruz


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =