Diabetes em crianças: como agir

Nutricionistas da Fiocruz dão orientações sobre atenção a sintomas e medidas de controle de açúcar no sangue. Doença é bastante recorrente entre os mais jovens também.

Por Juliana Xavier, do IFF/Fiocruz | Foto:

O diabetes é uma doença crônica, que atinge 382 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes. Ratificando esse número, o Ministério da Saúde (MS) aponta que 30% dos jovens consomem doces em demasia.

As nutricionistas Fernanda Simões, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e Luiza Scancetti, residente do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), explicam que a doença é causada pela ausência ou ineficiência da insulina, que é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue.

“As crianças brasileiras totalizam um milhão de registros da doença e o Diabetes Melitus tipo 1, também denominado infanto-juvenil, é mais frequentemente encontrado em crianças e adolescentes, sendo em 95% dos casos resultantes da destruição autoimune das células beta do pâncreas, que leva a deficiência absoluta de insulina”, ressaltam.

Após o diagnóstico, é necessário o monitoramento da glicose e o uso da insulina necessária, que será administrada via subcutânea, através de seringas, canetas aplicadoras ou bomba de infusão contínua.

As nutricionistas dão uma lista de sinais e sintomas, com os quais os pais e cuidadores precisam estar atentos. Notando a presença de algum deles é interessante consultar um médico e informar as suspeitas para que os exames adequados possam ser realizados.

Os sintomas são:

  • Aumento da sede: a criança passa a beber mais água que o normal e, mesmo assim, continua sedenta;
  • Aumento da diurese: como consequência da ingestão excessiva de água, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida pelo corpo, que se reflete em maior frequência ao banheiro;
  • Perda de peso: apesar de um notório aumento de apetite, a criança não engorda e ainda passa a perder peso de forma repentina.

Segundo Fernanda Simões, o objetivo prioritário da conduta nutricional na criança e no adolescente é manter o crescimento e o desenvolvimento adequados e simultaneamente adequar os aspectos relacionados ao controle de açúcar no sangue.

ATIVIDADE FÍSICA

A especialista aponta a importância de se praticar atividade física: “A intervenção nutricional direcionada a crianças com Diabetes tipo 1 aponta a importância de integrar insulina, dieta e atividade física, reforçando o ajuste da terapia insulínica ao plano alimentar individualizado como a chave para o adequado controle metabólico. Uma das estratégias para individualizar, flexibilizar a ingestão alimentar e obter um controle glicêmico adequado é o método de contagem de carboidratos”, explicou ela.

As nutricionistas enfatizam que uma alimentação balanceada, com acompanhamento nutricional, uma rotina que envolva exercícios físicos regulares e acompanhamento médico, com o monitoramento das taxas glicêmicas, são as formas de se obter uma boa qualidade de vida mesmo desenvolvendo o diabetes na infância.

“É recomendável evitar alimentos artificiais, ricos em açúcares, frituras e carboidratos simples, ao passo que se deve priorizar alimentos vegetais, legumes e frutas, ricos em fibras, peixe, carnes pouco gordurosas e com pouco sal. São medidas simples, para todos da família e que podem garantir uma vida mais saudável. Uma alimentação desregrada e uma vida sedentária são fatores que podem desencadear diversos problemas no futuro, entre eles, a obesidade”, finalizam Fernanda Simões e Scancetti.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =