FeliS homenageia a primeira escritora negra do Brasil

Feira do Livro de São Luís ocorre de 10 a 19 de novembro relembrando o legado de Maria Firmina dos Reis e contando com mais de uma centena de atividades artísticas

Da Agência de Notícias do Governo do Maranhão

Espaço permanente de convivência e integração cultural, o Centro Histórico de São Luís será mais uma vez cenário para a Feira do Livro que este ano realizará sua décima primeira edição, no período de 10 a 19 de novembro.

A FeliS, como é chamada, terá atividades das 10h às 22h, com entrada franca. Esta edição tem como patrona a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira escritora negra do Brasil e primeira autora de romance abolicionista em toda a língua portuguesa. Em 2017, completam-se 100 anos da morte da escritora.

PROGRAMAÇÃO

Entre os nomes que integram a programação estão a poetisa, jornalista e cantora Elisa Lucinda; a cantora e rapper Negra Li; e a escritora Ana Maria Gonçalves. Segundo os organizadores, a expectativa é de aproximadamente 200 mil pessoas nos dias de evento.

A programação conta com mais de 100 atividades artísticas, 40 lançamentos de livros de escritores maranhenses, 50 palestras e mesas redondas, mais de 20 oficinas, sete debates literários com escritores, pesquisadores e poetas maranhenses, 14 escritores nacionais e outras ações paralelas de intervenções, exposições, vendas de livros e artigos literários.

O Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho será palco para os lançamentos das obras de autores maranhenses. São mais de 65 títulos na lista, incluindo obras da Academia Maranhense de Letras (AML).

ESPAÇOS

Diversos equipamentos culturais do estado dão lugar à realização da Feira, como a Casa do Maranhão, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Galeria Trapiche, Anfiteatro Beto Bittencourt.

Outras casas como a Biblioteca Pública Benedito Leite, Convento das Mercês, Casa Josué Montello, Centro de Pesquisa e Arqueologia do Maranhão participam da programação com palestras, ações educativas, exposições entre outras atividades.

Para a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e membro da comissão organizadora da 11ª FeliS, Aline Nascimento, este ano a Feira traz em sua programação debates de temas novos como Patrimônio Cultural do Maranhão, Políticas Públicas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (que terá como convidada a Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa) e o Reggae na construção da identidade contemporânea do maranhense.

“São temas atuais que contribuem para o desenvolvimento de práticas inovadoras e construção de políticas públicas voltadas para o segmento da cultura maranhense”, destacou Aline.

A Casa Josué Montello também participa da Feira com a palestra ‘Vida e Obra de Josué Montello’, levando para o evento o debate sobre um dos grandes romancistas brasileiros e que neste ano comemora seu centenário de vida, autor da célebre obra ‘Os Tambores de São Luís”.

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA

Mais de 10 mil alunos da rede pública, incluindo as escolas do Estado e do município, estarão presentes na 11ª Feira do Livro de São Luís. As unidades de ensino receberam vales-livros (um total de R$ 300 mil) do Governo do Estado, para serem utilizados na aquisição de obras pelos estudantes das redes municipal e estadual.

  • A FeliS é realizada por meio de parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Estado do Maranhã. Saiba mais sobre o evento em feiradolivrodesaoluis.com.br.

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =