WorldSkills, a Olimpíada dos estudantes de cursos técnicos

Campeão da última edição, em 2015, o Brasil está em Abu Dhabi representado por 56 jovens. Competições se encerram nesta quarta-feira, dia 18

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações (inclusive fotos) da Agência CNI

Começou neste domingo, dia 15, e termina na quinta-feira, dia 18, em Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes), o WorldSkills – uma espécie de Olimpíada de cursos profissionalizantes. Mais de 1.200 jovens de 68 países participam de provas que reproduzem o dia a dia de 52 profissões técnicas.

O Brasil está representado por 56 estudantes. O país é, aliás, o atual campeão geral do WorldSkills – conquistou 27 medalhas em 2015, em São Paulo.

O WorldSkills chega à 44ª edição. É realizada a cada dois anos. A participação brasileira só fez melhorar da última década para cá – reflexo da retomada dos investimentos do governo federal em educação profissional, em 2003, depois da estagnação e sucateamento do ensino profissional sofridos nos anos 1990.

Na edição de 2011, realizada em Londres, o País ficou em oitavo lugar na classificação geral. Em 2013, subiu para a quinta colocação, em Leipzig, Alemanha. Até que, em 2015, ficou em primeiro, em São Paulo.

DEPOIMENTOS DOS ESTUDANTES

A delegação brasileira demonstra otimismo para esta edição da WorlSkills, no Oriente Médio.

Lucas Fernando de Oliveira Santos, 20 anos, competidor de Eletricidade Industrial, tem a missão de automatizar uma indústria em pequena escala. Ele instala dispositivos de controle para pôr em funcionamento a linha de produção. Segundo o jovem, o projeto apresentado pela competição está mais complexo do que imaginava, mas ele conseguiu contornar as dificuldades até agora.

“A prova está um pouco mais trabalhosa do que o previsto no projeto-teste, alguns processos demandam um pouco mais de tempo para ficarem bons e parte dos materiais são diferentes”, detalha. “Mas eu já sabia que seria assim, estava preparado, então, até o momento, acho que fui bem.”

O sorriso confiante também estava estampado no rosto da competidora brasileira de Tecnologia da Moda, Rhany Rodrigues Moreira, 21 anos. “A meu ver, eu estou me saindo muito bem. Minha avaliadora me disse que eu estou entre os melhores até o momento, e estou muito otimista, acho que vai ter medalha aí”, diz animada. No primeiro dia, sua tarefa foi montar em um manequim, com alfinetes, um modelo de roupa e, nesta segunda, ela foi desafiada a criar um vestido e confeccioná-lo.

Andrei Pavan Chiesa, 18 anos, também demonstrava tranquilidade após mais um dia inteiro de provas na modalidade Joalheria na WorldSkills. Além de tudo, ele recebeu pessoalmente, nesta segunda-feira (16), o incentivo do atual medalhista de ouro da ocupação, Leonardo Rodrigues, 22 anos, campeão na última edição do torneio. Ele está em Abu Dhabi a convite da organização para participar do International TVET Youth Forum, conferência que discutiu temas relativos ao futuro da juventude. Leo foi até o posto de trabalho de Andrei, que ele ajudou a preparar para esta competição.

“A emoção de presenciar a competição novamente após dois anos é indescritível. Eu sei o que ele está passando, as emoções que ele está sentindo e eu sei como ele foi preparado”, explica Leo Rodrigues. No encontro entre os dois, o atual competidor relatou o nervosismo das primeiras horas de prova – de fazer tremer a mão – e da surpresa de perceber que os competidores da China e de Taiwan, países que não costumavam ter tradição na área na competição, chegaram com força a Abu Dhabi. Andrei diz, porém, que, neste segundo dia, adaptou-se ao desafio e confia em um bom resultado. “No primeiro dia, logo que começou a prova, fiquei bem nervoso. Mas hoje estou bem mais tranquilo, consegui fazer tudo sem tremer”, relata ele.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =