Dispositivo criado pelo Idec, o MoveCidade já está disponível para o sistema de Belo Horizonte, dias depois de ter sido lançado no Rio e estar em funcionamento para São Paulo há dez meses
Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações do Idec | Foto: @waasantista
O MoveCidade – aplicativo criado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) para avaliação dos sistemas de transporte urbano, em funcionamento em São Paulo há dez meses – está em operação também no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, desde a semana passada.
Com o dispositivo, os mineiros, cariocas e paulistanos podem avaliar quesitos como pontualidade, segurança e acessibilidade dos sistemas de ônibus, metrô, trem e ciclovias. O aplicativo pode ser baixado para sistemas Android e iOS.
“Por meio do aplicativo, o Idec consegue analisar o sistema de mobilidade das cidades e recomendar soluções práticas para as instituições públicas e empresas, a fim de garantir um serviço de qualidade para os cidadãos. Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, afirma Rafael Calabria, do Idec.
RESULTADOS
Na capital paulista, o aplicativo está em operação há dez meses e os primeiros resultados da avaliação de ônibus já estão sendo compartilhados com as autoridades municipais, informa o Idec.
“No caso de São Paulo, os dados do aplicativo mostram que a conduta do motorista e a má qualidade de limpeza e manutenção dos ônibus são os quesitos mais mal avaliados pelos usuários”, diz Calabria.
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com