3 Margens leva cinema a comunidades da Tríplice Fronteira

Além da exibição de filmes, festival latino americano promove cursos de formação em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. Evento segue até sexta-feira e a participação é gratuita

Da Assessoria de Imprensa da Unila

A exibição audiovisual e a formação na área são eixos que guiam a primeira edição do “3 Margens: Festival Latino-Americano”, evento que começou no dia 14 e segue até esta sexta-feira, dia 22, na Tríplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina.

De forma simultânea, serão exibidos filmes e promovidos eventos de formação em audiovisual, nas cidades de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. O Festival é aberto ao público em geral, e é gratuito.

“O evento busca fomentar um espaço de difusão, criação e troca de experiências, de forma permanente, entre jovens realizadores do cinema regional e latino-americano”, afirma nota da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), cujos estudantes de Cinema e Audiovisual são os organizadores do “3 Margens”. O Festival conta ainda com o apoio da própria universidade, da Fundação de Cultura da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Fundação Nosso Lar.

PROGRAMAÇÃO

O Festival 3 Margens conta com oficinas, laboratórios de projetos, seminários, debates, além das próprias exibições audiovisuais. Estão sendo exibidos curtas em duas mostras competitivas: América Latina e Fronteira Regional – esta com filmes da região do Paraná (Brasil), Alto Paraná (Paraguai) e Misiones (Argentina).

Também estão sendo promovidas mostras não competitivas e, ainda, exibições de longas da região latino-americana. Alguns dos filmes selecionados passaram por festivais de destaque mundial, como Cannes e Oscar, e são oriundos de países do Cone Sul, México e Cuba. No total, foram inscritos 533 filmes de 12 países da região.

“Alguns filmes que não são brasileiros são inéditos no país, e isso é gratificante para nós. O número de inscritos também foi uma grande façanha. Isso é fruto de uma luta pelo audiovisual, da caminhada como realizadores, criadores de cineclube e frequentadores de espaços de festivais nacionais e internacionais, do contato com o público, curadores e programadores. Fomos apresentando o modelo desse festival em que estamos trabalhando há dois anos”, explica o estudante Maurício Ferreira.

O local de exibição em Ciudad del Este foi alterado para o Cineart, Shopping Zuni

O trabalho de formação e divulgação do evento se iniciou meses atrás em diversas regiões de Foz do Iguaçu. O Festival tem promovido, aos domingos, a “Mostra Itinerante Cine Bairro”, para exibir alguns dos filmes inscritos, com sessões gratuitas. Essa atividade – iniciada em julho – ocorreu até 10 de setembro.

Outro evento promovido pelo Festival foi o “Cine Escolas”, que ocorrey na primeira semana de setembro em cinco escolas de Foz. A atividade teve um caráter de formação sobre a relação da imagem e a sua leitura, para que o espectador possa sair de uma posição passiva e entender as convenções próprias do cinema. O “Cine Escola” foi também um convite aos estudantes para assistirem aos filmes do Festival.

Paralelo às exibições ao longo do evento, se realiza, ainda, o “Cine Terminal”, com exibições de curtas do Festival do Minuto, uma plataforma online com a qual o Festival 3 Margens realizou parceria. São mostras de curtas de 2016 e 2017, que serão exibidos gratuitamente no terminal de ônibus do Centro de Foz do Iguaçu.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =