A literatura ocupa as Três Fronteiras

Até domingo, dia 17, ocorre em Foz do Iguaçu a Feira Internacional do Livro. Entre as atrações, a programação promovida pela Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). Tudo gratuito

Da Assessoria de Imprensa da Unila

Desde o feriado de 7 de setembro e até o próximo domingo, dia 17, a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina abriga a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. O evento está sendo realizado no antigo Espaço Bordin (Avenida Juscelino Kubitscheck, 3225) e homenageia, nesta edição, a escritora Ana Maria Machado. A abertura contou com um show de Zeca Baleiro.

Entre as atrações está a programação promovida pela Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). A universidade está presente com projetos de extensão, palestras, apresentações artísticas, oficinas e rodas de conversa, além da participação, pela primeira vez, da Editora da Unila (Edunila). A entrada é gratuita para todos os dias e programações da Feira.

PAZ

Nesta terça-feira (dia 12), a professora Úrsula Oswald, da Universidad Nacional Autónoma de México, fará uma palestra, no Espaço Literário 1, sobre “Paz y seguridad en América Latina con perspectiva de género”. A atividade faz parte da Cátedra da Paz, promovida pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea). À noite, o Coral Todo Canto fará uma apresentação musical, na Arena Literária.

Já na quinta-feira (14), no Espaço Literário, a escritora Lia Vieira fará uma palestra intitulada “Vista nossas palavras – A escrita e a identidade afro-femininas”. Lia é autora do livro “Só as mulheres sangram” e vem à Feira a convite da Edunila. De acordo com o coordenador-geral da Editora, Marcelo Kunde, a escolha da autora foi bastante vinculada ao fato de, este ano, a homenageada do evento ser uma mulher (a escritora Ana Maria Machado). “Pensamos que seria interessante trazer uma escritora mulher, que também falasse sobre gênero e, neste caso, sobre mulheres afro”, comenta. Para encerrar a programação do dia, haverá uma apresentação da Orquestra da Unila, às 21h, na Arena Literária.

DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Para a sexta-feira (15), às 19h, está programada uma mesa de debate, no Espaço Literário 1, sobre a “Educação em tempos de crise”. Os debatedores serão o reitor da UNILA, Gustavo de Oliveira Vieira; o diretor da Unioeste campus Foz do Iguaçu, Fernando José Martins; e o diretor da UTFPR campus Medianeira, Flávio Seix Pauli. O objetivo da atividade é, além do debate em si, defender a educação pública.

Por fim, no sábado (dia 16), o projeto de extensão “Como uma luva” fará três oficinas de bonecos, às 9h, 16h e 19h.

Durante todos os dias da Feira, também haverá, no estande da Unila, atividades de rodas de conversa, organizadas pela Edunila. Para Marcelo Kunde, é bastante motivador que a Editora da Unila esteja participando pela primeira vez do evento. “Estamos trabalhando com bastante fé e bastante energia, para que a Feira seja um sucesso. A parceria com a Editora da Unioeste – com quem vamos dividir o espaço – também é muito importante, porque só vem a somar, queremos um ajudar o outro”, destaca.

A Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu está na 13ª edição e é promovida pela Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Foz do Iguaçu.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 1 =