No Rio, duas mostras de filmes para quem quer novidades. E resistência

Encontro de Cinema Negro, até sábado, e Festival Brasileiro de Cinema Universitário, até domingo, apresentam novas propostas para o audiovisual

Com informações da Agência Caixa e do Centro Afrocarioca de Cinema

Duas mostras que ocorrem nesta semana no Rio de Janeiro apresentam filmes de difícil acesso no circuito comercial, mas que simbolizam rompimento de paradigmas para o audiovisual.

Uma delas é o Encontro de Cinema Negro, que começou no último dia 30 e termina sábado, dia 9, reunindo 80 produções nacionais e africanas. Algumas atrações são gratuitas, outras têm preços populares, e ocorrem em diversos pontos da cidade do Rio.

O outro evento é o 20º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que começa nesta terça, dia 5, e se estende até domingo, 10 de setembro, na Caixa Cultural, no Centro da capital fluminense.

Confira um resumo sobre as duas mostras:

  • ENCONTRO DE CINEMA NEGRO

O Encontro de Cinema Negro, existente há dez anos, acompanha o processo de conquista de novos espaços pelos negros no Brasil, viabilizado pelas políticas de inclusão implementadas recentemente pelo país; e também o processo de aproximação com as nações da África, também fruto da política de relações exteriores que o Brasil chegou adotar no último decênio, embora tenha sido interrompida pelo atual governo golpista.

Com recorde de inscrições, o evento homenageia os 80 anos do cineasta Zózimo Bulbul (in memorian). São mais de 80 produções brasileiras e internacionais de cineastas negros premiados e também de jovens revelações. A programação ocupa os espaços do Cinema Odeon e Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia) e Museu de Arte do Rio (Praça Mauá).

Desde 2014, a convite de Zózimo Bulbul, o premiado cineasta Joel Zito Araújo realiza a curadoria do evento. “Um encontro com a característica que o Zózimo imprimiu, onde a maioria dos convidados internacionais é da África, na curadoria eu tenho a preocupação de oferecer um painel do que está acontecendo neste continente, um painel do cinema feito pela África negra”, explica Joel.

Na edição de 10 anos, o encontro recebe cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda possibilitando, a partir de exibições e debates, o intercâmbio com realizadores brasileiros e da diáspora africana.

Mulheres negras

Além da juventude, o evento tem como foco o protagonismo das mulheres negras no audiovisual. Pela primeira vez, a pesquisadora Janaina Oliveira é curadora convidada do encontro. A exibição de estreia dos curtas Fé Menina e Tia Ciata são exemplos da expansão do cinema negro pelas lentes das mulheres. Na esteira da representatividade, os filmes abordam o protagonismo feminino

Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o encontro é referência no Brasil e no mundo e mantém o objetivo do fundador, Zózimo Bulbul, cumprindo o papel de fortalecer a identidade negra através de processo formativo com exibições, debates, seminários e diferentes ações.

  • Serviço | Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe/10 anos
    Data: 30 de agosto a 9 de setembro de 2017 (terça-feira a domingo)
    Horário: 10h às 21h (consultar programação)
    Local: Cinema Odeon, CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro
    Endereço: Cinema Odeon, Praça Floriano, 7, Centro;
    CCJF, Av. Rio Branco, 241, Centro;
    MAR, Praça Mauá, 5, Centro.
    Ingresso: Cinema Odeon R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia);
    Centro Cultural Justiça Federal e MAR, entrada gratuita com distribuição de senhas 1 hora antes do evento.
  • Programação completa em: www.afrocariocadecinema.org.br

 

  • FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO

O Festival é composto de cinco mostras de audiovisuais. A realização apresenta um panorama da efervescente produção de alunos universitários de todo o Brasil. O Cinema 1 do espaço receberá as mostras Competitiva Nacional (com 26 curtas na disputa), Panorama Nacional (41 curtas), Panorama Carioca (16) e Cineclube nas Escolas (cinco realizações de alunos de escolas municipais do Rio).

Numa iniciativa inédita, acontece também a Mostra Acessível (seis curtas em exibição), no dia 6 de setembro, às 14h, em que os filmes serão apresentados com legendas descritivas e tradução de intérprete de Libas. A Caixa Cultural contará ainda com a reexibição dos filmes da abertura oficial do festival, que acontece no Cine Arte UFF, de Niterói, no dia 04 de setembro.

O Festival volta a ser realizado depois de um ano (2016) de interrupção. “Atualmente no Brasil, um festival de cinema chegar à vigésima edição é motivo de comemoração. E é bom lembrar que este ano tudo está sendo realizado como um verdadeiro ato de resistência”, afirma um dos coordenadores do evento, Aleques Eiterer.

  • Serviço | 20º Festival Brasileiro de Cinema Universitário
    Mostras Competitiva Nacional, Panorama Nacional, Panorama Carioca, Cineclube nas Escolas e Acessível
    Entrada Franca
    Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1, Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
    Telefone: (21) 3980-3815
    Data: 5 a 10 de setembro de 2017 (terça a domingo)
    Horário: Consultar programação
    Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
    Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
    Classificação indicativa: Consultar programação
    Acesso para pessoas com deficiência
  • Programação completa clicando aqui.

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =