Projeto garante o Farmácia Popular em lei; confira como defender

Iniciativa é para manter o programa funcionando, qualquer que seja o governo. Criado em 2004 por Lula, o Farmácia Popular está sendo desmontado pela gestão Temer

Da Agência Senado

Para garantir a continuidade do programa Farmácia Popular, regido por decreto presidencial de 2004 e que fornece à população medicamentos de forma gratuita ou subsidiada, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou semana passada o Projeto de Lei do Senado (PLS) 661/2015, do senador Raimundo Lira (PMDB-PB). O projeto seguiu para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde recebe decisão terminativa, e deve voltar a tramitar depois do recesso.

Pelo site do Senado, o cidadão pode manifestar sua opinião sobre o projeto de lei. Para quem defende a manutenção do programa, porque sabe da relevância social do Farmácia Popular, é importante deixar a opinião, porque ajuda a pressionar os senadores. O link para os interessados em defender a iniciativa é o seguinte:

Para o senador Lira, o Farmácia Popular é programa bem-sucedido, mas carece de segurança jurídica em relação à sua perenidade, especialmente em razão da crise econômica e política que o país enfrenta. Observa que o programa foi instituído e regulado por meio de decretos e portarias, atos que podem ser modificados ou revogados pelo governo a qualquer tempo, sem consulta ao Congresso.

“A população não pode sofrer restrições de acesso aos medicamentos básicos em função das vicissitudes das políticas econômicas adotadas pelo governo. A política de assistência farmacêutica há que ser perene e estável, uma política de Estado, e não de governo apenas”, defende o senador na justificativa da matéria.

O relator, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), afirma que o projeto beneficia tanto a população quanto a solidez do programa. Com base em dados do Ministério da Saúde, ele informa que, em 2015, cerca de 9 milhões de pessoas foram atendidas a cada mês pelo programa. O relator ad hoc na votação foi o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

FORNECIMENTO

O projeto de lei garante a continuidade do Farmácia Popular ao acrescentar à lei 10.858/2004 as regras do programa, constantes do decreto 5.090/2004 [do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que criou o Farmácia Popular]. A lei 10.858/2004 autoriza a Fiocruz a fornecer medicamentos para o Farmácia Popular. Pelo texto do projeto, a instituição pública pode atuar por meio de convênios com a União, estados e municípios, podendo ainda firmar contrato com produtores de medicamentos e insumos para proporcionar a oferta de produtos.

Na regulamentação, pelo Decreto 5.090, de 2004, que pode ser incorporado à lei, o então criado Programa Farmácia Popular definiu que a entrega final dos medicamentos fosse feita em farmácias populares, mantidas por meio dos convênios com os entes federativos, hospitais filantrópicos e, ainda, a rede privada de farmácias e drogarias. Por meio da rede privada, o texto estabelece que o preço do medicamento seja subsidiado, ou seja, com valor abaixo do custo total.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 7 =