Uma nova geração do audiovisual brasileiro apresenta suas obras na Cinemateca de Curitiba

Depressão, questões de gênero e a relação dos moradores da cidade com o verde são os temas abordados em curtas-metragens de estudantes da rede pública de ensino

Por Nayara Neves*

A Cinemateca de Curitiba apresenta nesta quinta-feira (13 de julho), às 19 horas, uma mostra de curtas metragens dos formandos em Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná (CEP). A mostra é aberta ao público em geral. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Três filmes serão exibidos: os ficcionais “Lentes da felicidade” e “Mário” e o documentário “Verde que te quero verde”. Os curtas metragens exploram assuntos importantes para a sociedade como a depressão, questões de gênero e a relação de pessoas com horticultura nos grandes centros urbanos.

As obras foram realizadas como trabalho de conclusão de curso dos alunos e passaram por uma banca de avaliação formada por professores e nomes consagrados no setor audiovisual, como diretor de fotografia Russo Loyola, o diretor e produtor executivo de filmes Maurício Apple, a diretora Flávia Romanó, o editor de documentários Diogo Marques e a produtora e diretora de arte da emissora É-Paraná Aline Souza. Os trabalhos tiveram uma ótima avaliação e receberam críticas construtivas.

O curso de Técnico Produção de Áudio e Vídeo do CEP existe há 11 anos. É ministrado na modalidade subsequente ao ensino médio, com duração de dois semestres letivos. As aulas ocorrem de segunda a sexta, à noite. São abertas turmas no início e na metade de cada ano letivo.

CONFIRA AS SINOPSES DOS FILMES:

Lentes da Felicidade

A beleza de Dolores esconde a luta de uma das milhões de pessoas que enfrentam uma doença considerada invisível, a depressão. O cotidiano da assistente de marketing de longe é tão simples, que parece banal. Acordar, trabalhar não são tarefas tão simples para quem enxerga a vida com letargia, em que a única emoção são os frequentes ataques de pânico. As coisas mudam quando a jovem encontra um cartão prometendo um método eficaz no combate a depressão. A partir desse momento, a garota começa a enxergar rapidamente a vida de outro modo. Mas, até quando?

Mário

O roteiro narra um dia na vida de um jovem casal, que, após a expectativa pela chegada do seu primeiro filho, a pequena Maria, leva um susto com a chegada não de Maria, mas de Mário. A história aborda de modo sutil (e com leve toque de humor) uma situação corriqueira, que apesar de tão simples nos geram questionamentos e reflexões sobre todo universo que rege a questão o gênero. Afinal, o que é de menina e o que é de menino?

Verde que te quero verde

O documentário mostra a necessidade que algumas pessoas de vida urbana têm em manter, na grande cidade onde vivem, relação com o verde – seja com hortas no quintal de casa, mantendo jardins, ou mesmo cultivando plantas no mínimo espaço disponível, em pequenos vasos. Os entrevistados são moradores das mais diferentes parte de Curitiba, dos mais variados perfis, mas que têm esta causa em comum: a paixão pelo verde.

  • Mostra de Curtas-Metragens do Curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do CEP
    Quando: 13 de julho, quinta-feira, às 19h
    Onde: Cinemateca de Curitiba, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no São Francisco.
    Como: evento aberto ao público. Entrada gratuita

*Nayara Neves, jornalista, estudante do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do CEP, e é da equipe de produção de “Lentes da felicidade”


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =