Troféu Brasil reúne as feras do atletismo, em São Bernardo do Campo

Os nove brasileiros que venceram as suas provas no Grande Prêmio Brasil, realizado no último sábado (dia 3), estão confirmados para a disputa da principal competição interclubes da América Latina, no próximo fim de semana

Do site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Começa na sexta-feira, dia 9, e vai até domingo, 11, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, o Troféu Brasil Caixa de Atletismo. A competição traz de volta às pistas atletas que participaram neste fim de semana que passou, também no ABC Paulista, do Grande Prêmio Brasil – etapa do circuito mundial promovido pela Federação Internacional do Atletismo (IAAF World Challenge 2017, em inglês).

Entre estes destaques está o catarinense Darlan Romani (B3 Atletismo), que bateu os recordes brasileiro e sul-americano do arremesso do peso, com a marca de 21,82 m. A melhor marca anterior brasileira era de Darlan, com 21,02 m, obtida com o 5º lugar na Olimpíada do Rio. Já o recorde sul-americano pertencia ao argentino Germán Lauro, com 21,26 m, desde 2013.

Os outros campeões do GP Brasil confirmados no Troféu Brasil são: Augusto Dutra Silva de Oliveira (Orcampi Unimed), no salto com vara Jessica Carolina Alves dos Reis (Orcampi Unimed), no salto em distância Fabiana dos Santos Moraes (Pinheiros), nos 100 m com barreiras Fernando Carvalho Ferreira (B3), no salto em altura Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros), no salto triplo Altobeli Santos da Silva (Pinheiros), nos 3.000 m com obstáculos Vitoria Cristina Silva Rosa (B3), nos 200 m e Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros), nos 100 m.

No GP Brasil, o campeão olímpico Thiago Braz (Pinheiros) ficou em segundo lugar no salto com vara, com 5,40 m. Para a final do Troféu Brasil, marcada para as 14 horas de domingo, ele espera um resultado melhor. “O objetivo é saltar mais alto a cada competição. Com a sequência, tenho certeza que essa irregularidade vai ser superada”, comentou o atleta, que terminou a temporada 2016 como líder do Ranking Mundial da IAAF, com 6,03 m.

PROGRAMAÇÃO

A CBAt já divulgou o novo Programa-Horário da competição, que será aberto com os 100 m do decatlo, às 9 horas da sexta-feira.  A final do revezamento masculino do 4×400 m fechará o evento às 17 horas de domingo.

O Programa-Horário definitivo será confirmado após o Congresso Técnico, marcado para as 15 horas desta quinta-feira (8), no Auditório do Céu Regina Rocco Casa, que fica na Rua Tiradentes, 1853 (ao lado da Arena Caixa).

No ano passado, também na Arena Caixa, o Pinheiros encerrou uma série de 14 conquistas consecutivas da BM&FBovespa (agora B3 Atletismo), equipe com sede em São Caetano do Sul.

O título do Pinheiros foi confirmado na última prova, o revezamento 4×400 m masculino, quando a equipe da capital paulista superou a BM&FBovespa, e virou o placar, alcançando 463 pontos (139 no masculino e 324 no feminino), contra 460,5 pontos (239 no masculino e 221,5 no feminino). Em terceiro lugar ficou a Orcampi Unimed, de Campinas, com 257,5 pontos – 145,5 no masculino e 112 no feminino.

Individualmente, Vitor Hugo dos Santos e Fabiana Murer, os dois da BM&FBovespa, foram eleitos, por uma comissão de treinadores, os melhores atletas da competição. Vitor Hugo foi campeão dos 100 m e vice-campeão dos 200 m, em ambas as provas com índice olímpico. Fabiana Murer fez 4,87 m no salto com vara, recorde sul-americano e, na época, melhor marca mundial. Fabiana deixou as pistas após a Olimpíada do Rio 2016.

MUNDIAL

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo servirá também para os participantes lutarem pela obtenção de índices para o Campeonato Mundial de Londres, na Grã-Bretanha, que será disputado de 4 a 13 de agosto. O Mundial é o mais importante evento do calendário esportivo internacional de 2017.

——–

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

Clique aqui pra obter um exemplar do livro coletânea de posts dos dez primeiros anos do Macuco Blog (2005-2015). Música, futebol, viagens, política à esquerda, movimentos sociais, América Latina…

Clique aqui pra obter um exemplar do livro coletânea de posts dos dez primeiros anos do Macuco Blog (2005-2015). Música, esportes, viagens, política à esquerda, movimentos sociais, América Latina…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 8 =