Curitiba corta ônibus do aeroporto ao Centro da cidade

Confira também opções de transporte urbano acessíveis em outros terminais aeroviários do país

Por Wagner de Alcântara Aragão, de Curitiba

Quem precisa se deslocar do Centro de Curitiba ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ou vice-versa, não conta mais com a linha urbana de ônibus direta, que existia desde os anos 90.

A alternativa era aprovada pelos que saem ou desembarcam na capital paranaense de avião, porque era uma opção rápida (em meia hora se chegava à região central do município) e barata (tarifa de ônibus municipal, R$ 4,25), em comparação com serviço de transporte disponível em outros terminais aeroviários do país.

A opção – o Ligeirinho (como os curitibanos chamam linhas semi-expressas) Aeroporto – foi extinta pela Prefeitura, por meio da Urbs, companhia pública que gerencia o transporte da cidade. A administração municipal alega baixa demanda e argumenta que uma linha foi criada para substituir a antiga, o Ligeirinho Aeroporto-Terminal Boqueirão.

 

A nova linha liga o aeroporto propriamente dito ao terminal de ônibus do bairro Boqueirão, região sul, próximo à divisa com São José dos Pinhais. No entanto, além de exigir baldeações do passageiro que se dirigir ao Centro (ou vice-versa), a nova linha não faz a ligação direta – antes passa pelo terminal de ônibus central do município vizinho.

Embora a passagem de avião tenha se tornado mais acessível nos últimos 12 anos, serviços como alimentação nos aeroportos e condução até esses terminais ainda continuam, em grande parte, com custos desproporcionais ao poder de compra daqueles que passaram a ter condições de utilizar o transporte aéreo.

Em regra, os aeroportos ficam distantes dos centros urbanos, e as opções de deslocamento são escassas e caras. Listamos, a seguir, opções de deslocamento mais acessíveis.

  • SÃO PAULO/Congonhas | Uma linha municipal, no setor de desembarque, liga o Aeroporto de Congonhas diretamente ao metrô (Estação São Judas). A extensão do metrô até o terminal aeroviário, prometida pelo Governo do Estado, por enquanto não tem previsão de ficar pronta.
Linha Congonhas-Metrô São Judas. Foto de @waasantista

Linha Congonhas-Metrô São Judas. Foto de @waasantista

  • SÃO PAULO/Cumbica (Guarulhos) | Uma linha metropolitana urbana liga o Aeroporto de Guarulhos à Estação Tatuapé, do metrô. A extensão de um ramal de trem até o terminal aeroviário, que já era para ter sido inaugurada pelo Governo do Estado, segue em obras.
  • PORTO ALEGRE/Salgada Filho | Há opções de ônibus urbano para várias regiões da cidade, mas o transporte ferroviário é a melhor alternativa para quem vai ao Centro. Basta tomar o aeromóvel, que liga o aeroporto até a estação do Trensurb (Trens Urbanos), uma espécie de metrô de superfície.
  • RIO DE JANEIRO/Santos Dumont | Há o VLT (veículo leve sobre trilhos) que circula pelo centro, inclusive passando ao lado de estações de metrô.
  • RIO DE JANEIRO/Galeão | Uma linha de BRT liga o aeroporto internacional à Barra da Tijuca, cruzando ramal ferroviário (Estação Madureira) e o metrô (Estação Vicente de Carvalho)
  • FOZ DO IGUAÇU | Uma linha de ônibus urbana une o aeroporto internacional ao Centro, com ponto final no Terminal Urbano, o qual permite integração físico-tarifária com linhas para todas as regiões da cidade.
  • CAMPINAS/Viracopos | Também conta com linha de ônibus urbana entre o aeroporto internacional e a região central (até a rodoviária)

——–

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 7 =