Aracaju, a melhor qualidade de vida do Nordeste

Cidade, que faz aniversário nesta sexta, 17 de março, une belezas naturais a bons indicadores sociais e econômicos

| Por Wagner de Alcântara Aragão, postado de Curitiba

Praias de larga faixa de areia, uma orla de extenso calçadão, convidativo a caminhadas, corridas e pedaladas. No caminho, uma visita ao Oceanário, e uma pausa para degustar crustáceos na Passarela do Caranguejo.

Se preferir a região central, o Mercado Público oferece artesanato e culinária local; da colina de Santo Antônio tem-se uma bela vista de parte da cidade.

No Museu da Gente Sergipana, à margem do Rio Sergipe – outro lugar convidativo para se andar a pé e contemplar a vida aracajuana – a história do Estado do qual é capital.

É, em resumo, a descrição de Aracaju, que completa 162 anos de fundação nesta sexta-feira, 17 de março. Por diversas pesquisas e indicadores, a cidade sergipana é apontada como a de melhor qualidade de vida no Nordeste. Se não é dona das praias mais badaladas da região, é o município com menor desigualdade social, melhor urbanizada, com sistema de transporte coletivo mais eficiente em relação às demais.

O Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) de Aracaju é o segundo entre as capitais nordestinas (0,770, atrás apenas de Recife, com 0,772). Vinte anos atrás, esse índice era 50% menor. O IDHM é medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

LEIA TAMBÉM:

——–

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Contribuir com a nossa vaquinha virtual, pro custeio de despesas e investimentos em material, clicando aqui.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =