Semana Tereza de Benguela põe em pauta exploração do trabalho doméstico e racismo estrutural

É o tema de mesa de abertura do evento, que vai de 24 de julho a 3 de agosto, no litoral de São Paulo; participação é livre e gratuita


Com informações da organização do evento | De Santos (SP)

“A naturalização da exploração do trabalho doméstico e o racismo estrutural no Brasil” é o tema do debate que marca o início da V Semana Tereza de Benguela, que vai de 24 de julho a 3 de agosto, no litoral de São Paulo.

Essa atividade de abertura está marcada para 19 horas, em Santos, no Sindicatos dos Bancários (no Canal 3).

Vai reunir a professora Eliete Edwiges Barbosa, doutora em Psicologia Social, docente no curso Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, na Universidade de São Paulo (USP), e a ativista popular sindical Eliete Ferreira da Silva, do movimento negro interseccional. A mediação será da promotora legal popular Eugênia Lisboa.

“[Trata-se de] uma discussão necessária e potente com mulheres negras que são referência na luta antirracista e feminista. Não por acaso o tema do trabalho doméstico, exercido majoritariamente por mulheres negras, inicia os debates da Semana”, destaca texto de divulgação do evento.

A participação é livre e gratuita, bastando apenas inscrição prévia, pelo link bit.ly/semanaterezadebenguela2025.

SOBRE A SEMANA TEREZA DE BENGUELA

A Semana Tereza de Benguela é um evento anual, que reúne atividades culturais e acadêmicas, em referência a Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII, do Quilombo do Piolho ou do Quariterê, no Mato Grosso.

  • Clique aqui e aqui para saber mais sobre a história de Tereza de Benguela

Desde 2014, tem-se instituído por lei federal sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff o 25 de julho como o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (ver aqui).

EDIÇÃO DE 2025

A Semana Tereza de Benguela do litoral paulista deste ano tem como tema central “Rumo aos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras: desafios da luta por reparação e bem viver para todes nós”.

A programação prevê, além da abertura em Santos no dia 24, atividades nos demais oito municípios da região metropolitana da Baixada Santista.


Imagem em destaque: Tereza de Benguela, em pintura difundida sobre a líder quilombola



CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 8 =