Fortaleza adota iniciativa internacional de mobilidade com foco em crianças

Cidade é uma das dez, em todo mundo, contempladas por programa de estrutura cicloviária no acesso a escolas, desenvolvido pela organização Bici


Da Prefeitura de Fortaleza | De Fortaleza (CE)

Melhorar a estrutura cicloviária no entorno de escolas públicas e promover mais segurança para estudantes e pais que se deslocam a pé ou de bicicleta até os estabelecimentos de ensino.

Esta é a proposta do Rotas da Infância, cujos trabalhos começaram na última quinta-feira, dia 22, em Fortaleza.

O projeto, da prefeitura municipal, é contemplado por um programa internacional de infraestrutura de ciclovias com foco em crianças, desenvolvido pela organização Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici).

A capital do Ceará é uma das dez cidades, em todo o mundo, apoiada pela iniciativa do Bici.

As obras em Fortaleza compreendem o entorno da Escola Municipal Alba Frota, no Centro, e beneficiam também alunos de outras duas escolas próximas:a Justiniano de Serpa e a Clóvis Beviláqua.

A previsão de entrega é para o início de outubro.

ESTUDO

De acordo com estudos desenvolvidos pelo Bici, 79,2% dos alunos da Escola Municipal Alba Frota vivem em bairros próximos a escola, como o Centro, José Bonifácio, Joaquim Távora e Aldeota.

Quase 50% vivem a até 1 km de distância da instituição, facilitando o deslocamento ciclístico.

OBRAS A SEREM REALIZADAS

Dentre as intervenções estão:

  • criação de rampas de acesso;
  • ampliação dos passeios;
  • diminuição das distâncias de travessia;
  • instalação de infraestrutura de segurança cicloviária nas ciclofaixas já existentes;
  • elevação e alargamento da ciclovia;
  • implantação de travessias elevadas;
  • e construção de um caminho que conecte a escola à Cidade da Criança, que será reaberta no final de julho, proporcionando a conexão das crianças com áreas verdes da cidade.

O projeto é liderado pela primeira-dama Cristiane Leitão, e envolve a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Para coordenadora da Cespi, Lídia Lourinho, a obra chega em boa hora.

“Com a reabertura da Cidade da Criança e o fluxo intenso de pais e estudantes que se deslocam ao Alba Frota e às escolas vizinhas, é essencial termos um entorno seguro e bem equipado para que esses deslocamentos possam ser feitos sem intercorrências, não só para as escolas, mas para o lazer dessas crianças, proporcionando a elas uma maior conexão com a cidade”, explica.


Imagem em destaque: entorno da Escola Municipal Alba Frota, no Centro de Fortaleza. Foto de Marcos Moura/ Prefeitura de Fortaleza



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 2 =