Teste confirma: cuscuz produzido pelo MST é livre de agrotóxico e transgênico

Flocão feito a partir de milho crioulo do Assentamento Normandia, em Caruaru, foi lançado no mercado neste ano; está havendo plantio também em outras regiões de Pernambuco e em Goiás


Da Página do MST, por Vinicius Sobreira, do Brasil de Fato | De Caruaru (PE)

Testes químicos e genéticos confirmaram que o cuscuz flocão de milho da marca Normandia, produzido por agricultores familiares do Assentamento Normandia, em Caruaru, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Pernambuco, é um produto livre de organismos geneticamente modificados (transgênicos) e da contaminação de agrotóxicos.

Produzido a partir de milho crioulo, o alimento foi lançado no mercado neste ano e pode ser comercializado em todo o Brasil.

O sem terra Jaime Amorim conta que a ideia de produzir um cuscuz do próprio movimento surgiu há três anos.

“Já queríamos produzir um flocão saudável para a população. Mas o mercado de sementes [de milho] é dominado pelos transgênicos. Até que encontramos a semente ‘cacetinha’, que estamos chamando de ‘semente crioula Normandia’, e temos feito a nossa própria seleção de sementes.”

MILHO CRIOULO CACETINHA

O “milho cacetinha” é de espiga pequena e sementes densas, muito utilizado para o consumo cozido ou na produção de pamonha.

O MST tem o desafio de produzir uma grande quantidade de milho para o flocão a partir da seleção das melhores sementes crioulas.

“É o grande problema. Mas este ano conseguimos produzir quase 100 sacos de sementes e enviamos para assentamentos em todo o estado”, explica Amorim.

PLANTIO EM OUTROS LUGARES DO BRASIL

O plantio está ocorrendo no próprio Assentamento Normandia, em Caruaru; no pré-assentamento Nova Embrapa, em Petrolina; em assentamentos no Sertão do Araripe pernambucano; e no acampamento Gideone, em Goiana.

A produção livre de transgênicos e de agrotóxicos é compromisso do MST, mas também foi uma exigência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para uma futura aquisição do flocão.

A empresa pública do Governo Federal adquire itens alimentares, em especial da agricultura familiar.

Parte deles é repassada para cozinhas públicas que atendem pessoas em vulnerabilidade, enquanto outra parte é guardada como estoque regulador, vendido para redes de supermercado em caso de desabastecimento ou inflação.

A Conab firmou contrato para a compra de mais de 100 toneladas do flocão Normandia.

“Eles exigem os testes, que foram acompanhados por uma equipe da Conab. E esse selo ‘livre de transgenia’ é muito importante para nós. E para mantê-lo assim, temos que seguir tendo o cuidado de não produzirmos em áreas próximas a vizinhos que usam transgênicos”, sublinha Amorim.

A cada safra, os agricultores escolhem as melhores espigas, colocam as sementes para secar e armazenam até o próximo plantio, evitando a contaminação.

Além do flocão para cuscuz, a cooperativa de agricultores de Normandia passou a produzir farinha de mandioca, fornecendo para escolas da rede pública através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O plano é também conseguir vender a farinha para a Conab.


Imagem em destaque: o agricultor Jaime Amorim, que lidera a cooperativa de agricultores do Assentamento Normandia, em Caruaru (PE). Foto: Sara Gehren / MST



CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =