Lutas e esperanças para 2026

Algumas delas: mudarmos radicalmente a composição do Legislativo, nacional e nos estados; aprovarmos o fim da desumana escala de trabalho 6×1; avançarmos rumo à tarifa zero no transporte; e colocarmos em pauta reformas agrária e urbana


Da Rede Macuco | De Santos (SP) e Curitiba (PR)

Eleger deputados e deputadas estaduais e federais, e senadores e senadoras que sejam de fato representantes da maioria da população, e não do poder econômico.

De largada, é o maior desafio, a principal luta que 2026 nos impõe.

Porque, a partir de um Congresso Nacional e de Assembleias Legislativas que expressem de fato a nação, e não o mercado nem negociatas, é que conseguiremos avançar em muitas causas.

Por exemplo, no fim da desumana escala 6×1 de trabalho.

O mundo de robotização de tarefas, de inteligência artificial ocupando funções humanas, pede redução de jornada para geração de mais empregos.

O mundo que clama por saúde mental e saúde ambiental pede mais descanso às pessoas, mais tempo para cuidar de si, de filhos e filhas, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas, pais e mães, avôs e avós, tios e tias.

Pede mais tempo para as pessoas descansarem, terem lazer, esporte, passeios, turismo.

A redução da jornada para 30 horas e uma escala 5×2 ou 4×3 não são luxo, são necessidade. Não prejudicam negócios, aquecem a economia.

Tarifa zero no transporte público, para que este seja de fato um direito ao conjunto da população, e não só a quem pode pagar a tarifa, é outra luta para 2026.

A tarifa zero também incentiva o uso de transporte público, portanto é política pública de impacto ambiental.

Reforma agrária e urbana igualmente devem estar em pauta.

O latifúndio no campo e a gentrificação nas cidades estão na raiz de mazelas e desigualdades sociais.

São algumas das lutas e esperanças para 2026.

Mais alguma? Certeza que muitas. Pode acrescentar nos comentários.


Imagem em destaque: ato em São Paulo, em julho de 2025, pelo fim da escala 6×1. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =