Além de graduação, a instituição terá programas de pós-graduação, centros de pesquisa aplicada e laboratórios dedicados à inovação esportiva, como biomecânica, tecnologia e análise de desempenho
Do Ministério do Esporte | De Brasília (DF)
Em cerimônia realizada na última semana (quinta, dia 27), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a mensagem de envio ao Congresso Nacional do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte).
A instituição pública será a primeira de ensino superior dedicada integralmente à formação, pesquisa, inovação e desenvolvimento do esporte nas Américas.
A universidade contará com cursos voltados para áreas essenciais do ecossistema esportivo e a formação será interdisciplinar.
Tudo alinhado aos componentes da saúde, gestão, comunicação, tecnologias e políticas públicas voltadas ao setor.
A proposta é que os profissionais formados tenham visão abrangente e capacidade técnica para atuar em diferentes dimensões do esporte.
Inicialmente, estão previstos cursos como:
- Gestão Esportiva
- Educação Física
- Fisiologia do Exercício
- Ciência do Treinamento Esportivo
- Psicologia do Esporte
- Nutrição Esportiva
- Medicina do Esporte
- Fisioterapia Esportiva
- Tecnologia e Análise de Dados no Esporte
- Direito Esportivo
- Comunicação e Mídias do Esporte
- Gestão de Políticas Públicas do Esporte
- Esporte Paralímpico e Inclusão
- Administração Pública com ênfase em Políticas do Esporte
Além da graduação, a instituição terá programas de pós-graduação, centros de pesquisa aplicada e laboratórios dedicados à inovação esportiva, como biomecânica, tecnologia e análise de desempenho.
A estrutura também permitirá a realização de eventos, seminários, congressos e programas de extensão que envolvam comunidades locais, escolas e projetos esportivos.
A criação da UFEsporte se soma a uma série de políticas que fortalecem o esporte como direito e como instrumento de inclusão, cidadania e desenvolvimento humano.
Ao ampliar a formação profissional e científica, o governo contribui para a qualificação da rede esportiva, para o aprimoramento de modalidades olímpicas e paralímpicas e para a consolidação de projetos de base.
A nova universidade também amplia o acesso ao ensino superior público e reforça o compromisso com a interiorização e a democratização das oportunidades educacionais.
Jovens de diferentes regiões do Brasil poderão se formar em áreas que, até então, eram atendidas de maneira dispersa ou insuficiente no sistema universitário tradicional.
A nova universidade surge para ampliar oportunidades, democratizar o acesso ao conhecimento e estruturar uma base científica sólida para o esporte nacional.
A UFEsporte terá sede em Brasília.
UNIVERSIDADE INDÍGENA
Na mesma cerimônia houve, também, o lançamento da Universidade Federal Indígena (Unind).
Além do presidente Lula e dos ministros André Fufuca (Esporte) e Camilo Santana (Educação), estiveram presentes Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da presidência.
Também participaram Rui Costa, ministro da Casa Civil, a senadora Leila Barros, ex-atleta olímpica e referência no esporte nacional e o deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP).
Imagem em destaque: cerimônia de assinatura da mensagem de envio do projeto de lei de criação da UFEsporte, ao Congresso Nacional. Foto: Ronaldo Caldas/ Ministério do Esporte
CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com
