Acesso a absorventes pelo SUS fica mais simples

Agora, a autorização para retirada do produto também poderá ser obtida nas unidades básicas de saúde. Outra novidade é que adolescentes entre 12 e 16 anos poderão retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis


Por Agnez Pietsch, do Ministério da Saúde, via Agência Gov | De Brasília (DF)

As unidades básicas de saúde de todo o país passam a fornecer a autorização para retirada de absorventes menstruais às beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.

A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira, dia 28, pela secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, durante o lançamento do Fórum Mulheres na Saúde – espaço na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília, para discussão de políticas públicas.

A medida busca ampliar o alcance do programa, além de superar as barreiras digitais para acesso ao documento, que era emitido apenas pelo aplicativo Meu SUS Digital.

Agora, existem duas possibilidades para obter as autorizações: presencial, nas unidades básicas de saúde, ou virtualmente, via aplicativo.

Já a retirada dos absorventes, mediante autorização, continua sendo realizada nas farmácias credenciadas do Farmácia Popular.

COMO PROCEDER

Com a alternativa, quem se enquadra como beneficiária do programa e tem dificuldade na emissão pode procurar uma unidade básica de saúde e solicitar que a autorização de retirada de absorventes seja emitida.

Qualquer profissional de saúde pode imprimir o documento, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde. A iniciativa também permitirá identificar beneficiárias elegíveis ao programa Dignidade Menstrual durante os atendimentos.

Em todo o Brasil existem cerca de 44 mil unidades básicas de saúde.

PARA ADOLESCENTES

Outra novidade é que adolescentes entre 12 e 16 anos poderão retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Desde a implementação do programa, em 2024, já foram atendidas mais de 2,5 milhões de pessoas e distribuídos mais de 376 milhões de absorventes menstruais.

Além de facilitar o acesso das beneficiárias ao programa, a medida fortalece o vínculo entre as mulheres e as equipes de Saúde da Família, possibilitando que sejam tiradas dúvidas sobre saúde menstrual e outras questões de saúde.

A iniciativa também torna o processo mais simples, ágil e adequado à realidade da população beneficiada.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual, além de garantir a distribuição gratuita de absorventes à população em vulnerabilidade, por meio do Programa Farmácia Popular.

As estratégias do Dignidade Menstrual também incluem qualificação e formação de agentes públicos, educação da população, ações de enfrentamento à desinformação e conscientização sobre a saúde menstrual enquanto processo natural que deve ser acolhido e cuidado.

Outro objetivo é desconstruir tabus, mitos e desinformações sobre o funcionamento do ciclo menstrual ao longo da vida, da menarca à menopausa.

O benefício é destinado a pessoas com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico e que tenham renda mensal de até R$ 218; ou a estudantes de baixa renda da rede pública; ou a pessoas em situação de rua.

Conheça mais sobre o Dignidade Menstrual clicando aqui.


Imagem em destaque: lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde, na Opas, em Brasília. Foto: Karina Zambrana/ Opas/ OMS


CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =