Superliga vem forte

O “Brasileirão” do vôlei tem 17 medalhistas olímpicos em 24 equipes (12 no feminino e 12 no masculino). Torneio vai até abril de 2026. Confira lista de todos os campeões nacionais desde 1962


Com informações da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) | Do Rio de Janeiro (RJ)

Foi dado o primeiro saque.

Nesta segunda-feira, 20 de outubro, iniciou-se a temporada 2025/2025 da Superliga, o “Brasileirão” do voleibol, com três partidas no feminino. No masculino, dois jogos nesta quarta, dia 21, abrem a competição.

Esta edição do torneio contará com a atuação de 17 medalhistas olímpicos distribuídos em 24 equipes – 12 em cada naipe.

——-

Equipes da disputa feminina:

Osasco São Cristóvão Saúde, Sesi Vôlei Bauru, Dentil Praia Clube, Gerdau Minas, Fluminense, Sesc RJ Flamengo, Paulistano Barueri, Sancor Seguros Vôlei, Batavo Mackenzie, Brasília Vôlei, Renasce Sorocaba e Tijuca Tênis Clube.

Equipes da disputa masculina:

Sada Cruzeiro, Vôlei Renata, Praia Clube Uberlândia Vôlei, Suzano Vôlei, Itambé Minas, Sesi Bauru, Joinville Vôlei, Vôlei Guarulhos BateuBet, Viapol Vôlei São José, Saneago Goiás Vôlei, Azulim/Sicoob Aracoop/Monte Carmelo e JF Vôlei.

——–

As 24 equipes estão distribuídas em 18 cidades, seis estados e o Distrito Federal. Entre os participantes, são 17 medalhistas olímpicos, sendo 9 campeões, reforçando a tradição e a força do voleibol brasileiro.

Uma das novidades vem nas transmissões.

Além dos jogos no Grupo Globo, todas as partidas terão transmissão da Volleyball World TV (VBTV), levando os jogos da Superliga também para o público internacional.

Como na temporada passada, nesta edição todos as partidas contarão com sistema de desafio, estatística em tempo real e súmula eletrônica.

O investimento em capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na competição é um dos pilares para esse campeonato.

Apontadores, árbitros, árbitros de vídeo e operadores de desafio passaram por treinamentos, reafirmando o compromisso da CBV em manter o mais alto nível de organização da Superliga.

MARCA RECUPERADA

Outra novidade é na marca Superliga.

A CBV recuperou o conceito original do movimento que forma a letra ‘S’, presente nas primeiras versões e que havia se perdido ao longo do tempo.

A tipografia foi atualizada e incluída a diferenciação de gêneros na assinatura da marca.

FORMA DE DISPUTA

A fase classificatória da competição é disputada em sistema de turno e returno com inversão do mando de jogos no returno.

As quartas de final são disputadas pelas oito melhores equipes da fase classificatória em um playoff melhor de três jogos.

As semifinais vão ser disputadas também em melhor de três jogos e as finais em jogo único.

Serão cerca de 290 jogos ao longo de sete meses.

Os jogos da Superliga 2025/2026 terão transmissão do Grupo Globo e/ou da VBTV.

As partidas que forem transmitidas pelo Ge TV chegarão de forma gratuita ao público.

GUIA DA SUPERLIGA

O Portal Vôlei Brasil elaborou um guia com informações preciosas sobre a Superliga, incluindo atletas de cada equipe e estatísticas. Clique aqui para conferir.

TODOS OS CAMPEÕES BRASILEIROS DE VÔLEI

A Superliga chega à 32ª edição – a primeira foi na temporada 1994/1995.

Mas desde 1962, no masculino, e desde 1976, no feminino, há campeonato nacional de clubes.

Clique aqui e confira a relação de todos os clubes brasileiros de vôlei.


Imagem em destaque: os e as medalhistas olímpicas que estarão em quadra na Superliga de vôlei, durante evento de lançamento da temporada 2025/2026, em São Paulo


CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =