Série resgata a história de Daniel Feijoada, sambista preso pela ditadura

O “Maioral do Samba” foi perseguido por ser “subversivo” e “comunista”; em três episódios, documentário do canal Santos Carnaval lança luz sobre as habilidades do artista, que faria 100 anos em 2025


Por Wagner de Alcântara Aragão, especial para o Portal Vermelho | De São Paulo (SP)

O Santos Carnaval, projeto multimídia de difusão da história do Carnaval da cidade do litoral de São Paulo, está lançando neste mês a série documental “O Maioral do Samba – Daniel Feijoada”, em homenagem ao centenário de um dos maiores nomes do samba paulista.

Dividida em três episódios, a série resgata e difunde a história de Daniel Dias do Nascimento (1925-1974). Conhecido como Daniel Feijoada, ele foi batuqueiro, passista, porta-estandarte, partideiro, compositor, diretor de bateria e ator.

A atuação de Daniel Feijoada, ao lado de outros nomes, foi fundamental para tornar Santos referência em folias de Carnaval. As apresentações dos ranchos e blocos já nos anos 1940 atraiam o público da capital, e Daniel Feijoada era grande estrela, conforme relata à série o pesquisador Jota Muniz Jr.

A produção sublinha ainda a perseguição política sofrida por Daniel Feijoada durante a ditadura militar. Assim que o golpe eclodiu em 1964, o sambista, envolvido em lutas por direitos trabalhistas, esteve entre os mais de 80 presos políticos na cidade. O artista trabalhou no serviço  público e na estiva.

“Nos documentos da época, a prisão foi justificada como averiguação de ‘atividades subversivas’ e durou 22 dias”, pontua o documentário, que acrescenta: “Ele era considerado [pelo regime ditatorial] como ‘agitador’ porque seu nome constava em uma lista do Partido Comunista”.

Daniel Feijoada já deu nome a troféus ligados ao mundo do samba em Santos. Hoje, a Tribuna do Conselho do Samba, na Passarela Dráuzio da Cruz, se chama Daniel Feijoada. Ano passado, foi enredo da escola Dragões do Castelo, em Santos, em desfile marcado pela emoção.

Para o jornalista e pesquisador Claudinho L. Costa, idealizador e produtor da série, as homenagens ainda são pequenas, diante da importância de Daniel Feijoada para o samba de Santos e de São Paulo. Com a obra, espera-se ressaltar essa relevância, e mobilizar segmentos da sociedade para um reconhecimento mais amplo do legado do artista.

A série está disponível, gratuitamente, no canal do Santos Carnaval no YouTube: https://www.youtube.com/@SantosCarnaval.


Imagem em destaque: reprodução de trecho da série “O Maioral do Samba – Daniel Feijoada”



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =