O que fez Cubatão virar o jogo e se tornar Cidade Verde do Mundo, pela ONU

Redemocratização do Brasil, ao criar instrumentos legais, institucionais, participação popular e continuidade administrativa, contribuiu para que município saísse da condição de mais poluído do planeta a símbolo da recuperação ambiental


Por Wagner de Alcântara Aragão – waasantista.bsky.social | De Santos (SP)

Uma peça publicitária está sendo veiculada a todo instante em emissoras de televisão do litoral de São Paulo trazendo uma informação surpreendente.

Bancada pela Prefeitura de Cubatão, a peça enaltece uma conquista recente do município: o selo de “Cidade Verde do Mundo” (Tree Cities Of The World).

O título foi recebido em abril último da Arbor Day Foundation, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Para uma cidade que no começo dos anos 1980 era tida como a mais poluída do planeta, o selo representa uma virada de jogo e tanto.

Como isso foi possível?

A peça publicitária é bastante honesta em, ao apresentar uma linha do tempo, demonstrar que se trata da colheita de um trabalho iniciado há décadas.

Ainda, envolvendo diversos entes e gestões político-administrativas.

Por exemplo, o reflorestamento da Serra do Mar, pelo Governo do Estado de São Paulo, ação engendrada a partir de 1983 pela gestão de Franco Montoro.

Nas administrações seguintes houve intervenções igualmente.

A desocupação de áreas críticas da Serra (os chamados bairros-cotas) está entre medidas efetivas que exigiram esforços de diversas instâncias e períodos de governo.

A redução das emissões pelo polo industrial contribuiu para a virada.

“A conquista [do selo Cidade Verde do Mundo] tem relação direta com a Refinaria Presidente Bernardes, que ao longo das últimas quatro décadas vem investindo em projetos que desempenham papel relevante na recuperação e conservação ambiental do município e da região”, aproveita para informar a Petrobras.

A refinaria da companhia pública brasileira de petróleo opera há 70 anos em Cubatão, no pé da Serra do Mar.

A Prefeitura de Cubatão lista políticas públicas locais mais recentes também.

Entre elas, a arborização urbana e projetos habitacionais recuperando áreas de mangue e de Mata Atlântica como Vila Esperança, Vila dos Pescadores e da Ilha Caraguatá.

Uma demonstração de que o selo Cidade Verde do Mundo é resultado de um acúmulo de avanços está no fato de que, já em 1992, durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, Cubatão foi declarada “Cidade símbolo da ecologia” pela mesma ONU, por intervenções já em curso à época.

Há, ainda, um fator determinante nesse histórico: a democracia.

A recuperação do meio ambiente em Cubatão se deve muito aos instrumentos legais, institucionais e à participação popular viabilizados com o fim do regime autoritário e a transição para a Nova República, como se chamou a transição. Processo esse consolidado com a Constituição de 1988.


Imagem em destaque: zona urbana de Cubatão em limite com mangues e rios. Foto: divulgação Prefeitura de Cubatão



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 7 =