Ferramentas estão disponíveis tanto por aplicativo de celular como por site acessível por computadores. Todo cidadão e cidadã brasileiros podem utilizar o serviço
Da Agência Gov | De Brasília (DF)
O governo federal, por meio do Ministério da Educação, está lançando neste mês duas ferramentas pela internet, gratuitas, de estudos e de acesso ao conhecimento e à a literatura.
São elas o MEC Livros e o MEC Idiomas.
Toda cidadã e todo cidadão brasileiros pode utilizar os serviços.
O aplicativo do MEC Livros já está disponível para download nas principais lojas virtuais de aplicativos, e o MEC Idiomas estará disponível em breve.
MEC IDIOMAS
O MEC Idiomas é uma ferramenta de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado.
O objetivo é ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.
Inicialmente, estão sendo ofertadas 800 aulas de inglês e espanhol, mas outros idiomas serão incluídos ao longo dos anos.
Os cursos de inglês e espanhol são divididos em seis níveis, que possuem de quatro a seis módulos, com dez a 15 aulas em cada um deles.
O aplicativo terá as seguintes ferramentas disponíveis: integração gov.br; teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula + reforço); teste ao fim dos módulos; conquista; fale e pratique; agente de inteligência artificial (IA) para apoio/dúvidas; agente de IA para conversação; e notificação ao usuário (automatizada/mkt).
Utilizando o potencial das redes de ensino de todo o país, o MEC Idiomas terá chamadas públicas para envio de conteúdos já produzidos a serem adaptados à plataforma, com foco nas línguas ainda não disponíveis no aplicativo.
O aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada.
A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão aplicados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.
MEC LIVROS
Já o MEC Livros oferta quase 8 mil obras literárias nacionais e internacionais e tem o objetivo de ampliar o acesso à leitura e democratizar o contato com grandes títulos, contemplando desde clássicos consagrados até best-sellers contemporâneos.
Entre as obras disponíveis estão livros de autores reconhecidos mundialmente, como Clarice Lispector, Ariano Suassuna, José Saramago e Gabriel García Márquez, além de títulos premiados com o Prêmio Jabuti.
O acervo também inclui coleções de literatura nordestina e russa, e sucessos editoriais, como Harry Potter, Jogos Vorazes, O Hobbit e Eu Sou Malala.
O app funcionará como uma biblioteca digital, com sistema de empréstimos e acesso a obras em domínio público e possuirá, ainda, conteúdos obtidos por meio de parcerias.
São 1,2 mil lançamentos e best-sellers, que poderão alcançar 224 mil empréstimos anuais e 18,6 mil mensais.
Também são ofertados 3,6 mil títulos (backlist/longsellers), que podem ser lidos por 1,4 milhão de pessoas anualmente, além de 1 mil obras com empréstimos ilimitados.
Traz, ainda, 2 mil obras do acervo do domínio público e de parcerias, que podem ser convertidas em arquivos em PDF para o formato ePub, melhorando a experiência de leitura digital.
O site Domínio Público, lançado em 2004, permanece ativo, com acervo disponível para consulta de imagens, áudios, textos e vídeos.
Para ampliar o acervo, o MEC firmou parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e está em tratativas com instituições, como a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Edições Câmara, o Instituto Mojo e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
O MEC Livros conta com uma série de ferramentas voltadas à experiência do usuário, como integração com o gov.br, personalização de leitura, notificações automatizadas e recursos de gamificação.
A plataforma também tem foco na acessibilidade, com opções de ajuste de fonte e contraste, suporte para pessoas com dislexia e compatibilidade com leitores de tela.
Outro destaque é a presença de um agente de inteligência artificial para auxiliar os usuários com dúvidas e sugestões de leitura, além de um painel de acompanhamento das obras acessadas.
Imagem em destaque: arte institucional das iniciativas. Divulgação Ministério da Educação
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com
