No grupo de acesso, título ficou com outra escola que abordou a negritude, a Unidos da Zona Noroeste; equilíbrio nas apresentações e disputa décimo a décimo na apuração marcaram os desfiles santistas em 2026
Por Wagner de Alcântara Aragão – waasantista.bsky.social | De Santos (SP) e Curitiba (PR)
A União Imperial é a campeã dos desfiles das escolas de samba de Santos.
A apuração das notas ocorreu na hora do almoço desta terça-feira, 10 de fevereiro. Os desfiles foram realizados nas noites de sexta (dia 6) e sábado (dia 7).
Com o enredo “A consagração em orixá; renascer em União é a chave da vida”, a verde e rosa do Marapé contou sua história de 50 anos (foi fundada em 1976) resgatando sua ancestralidade negra.
Alegorias e fantasias requintadas, um enredo muito bem desenvolvido na avenida, um samba-enredo entoado pelos desfilantes e público espectador, entre outros quesitos cumpridos com eficiência e beleza, deram à União Imperial, em 2026, seu 11º título.
Além do forte engajamento da comunidade, a União Imperial tem se destacado nos últimos anos pela participação, em seu desfile, de celebridades.
Agora em 2026, a bateria da escola teve a atriz Viviane Araújo como rainha, e a dançarina Sheila Mello como musa.
O título neste ano veio em disputa acirrada. Foram apenas três décimos de diferença entre a segunda e terceira colocadas: 269,8 da União Imperial ante 269,5 da vice-campeão, Unidos dos Morros, mesma pontuação da X-9 que, nos critérios de desempate, ficou em terceiro.
De fato, foram três desfiles acima da média.
JOGO DO BICHO
A Unidos dos Morros, com enredo sobre o jogo do bicho, impressionou com comissão de frente irreverente, um samba-enredo, interpretado pelo agitador Ito Melodia, que pegou, além do capricho em fantasias, alegorias e adereços que tem sido marca da escola da cidade alta.
A X-9 E O MAR
A X-9, com enredo sobre o mar, se apresentou sob forte chuva – águas que, como em 2025, resolveram cair com intensidade justamente durante o desfile da escola do Macuco.
Um abre-alas arrebatador, uma ala musical que fez o samba-enredo ser cantado por todo mundo, uma bateria de embalar e, principalmente, uma harmonia ímpar fizeram com que a X-9 encerrasse seu desfile credenciada ao título.
PADRE PAULO E VILA MATHIAS
Dá para considerar que a apuração das notas reservou duas surpresas.
Uma, o quarto lugar da Padre Paulo. Não que a agremiação não tenha apresentado desfile condizente com a posição.
Mas é que a escola do Estuário, embora das mais tradicionais de Santos, vinha do grupo de acesso, e de anos recentes de oscilações.
Superou agremiações que vêm embaladas na atual década, como Mocidade Amazonense e Mocidade Independência.
Outra surpresa foi a sétima colocação da Vila Mathias que, com o resultado, desceu junto com a Real Mocidade Santista (oitava) para o grupo de acesso.
Ocorre que a Vila Mathias fez um desfile de forte apelo estético e visual, e entre espectadores, observadores e analistas a expectativa é a de que brigasse pelas primeiras posições.
Contudo, especialmente por décimos perdidos em evolução e harmonia, entre outros quesitos, não conseguiu escapar do descenso.
UNIDOS DA ZONA NOROESTE E SANGUE JOVEM SOBEM
A Unidos da Zona Noroeste, com enredo sobre racismo estrutural e sobre a luta, inclusive contemporânea, do povo negro, foi a campeã do grupo de acesso.
Ela e a vice desse grupo, a Sangue Jovem, sobem para desfilar no grupo especial no Carnaval 2027.
NOSSA COBERTURA: EM BREVE, MAIS MATERIAIS
A Rede Macuco cobriu in loco os desfiles das escolas de samba.
Em breve, traremos aqui álbum de fotos.
E, no pós Carnaval, lançaremos mais uma edição da Macuco Revista – Desfiles das Escolas de Samba, com um registro das apresentações não só de Santos como de São Paulo e do Rio de Janeiro, e informações sobre o Carnaval de escolas de samba de outras cidades.
RESULTADO DA APURAÇÃO
Grupo Especial
União Imperial – 269,8
Unidos dos Morros – 269,5
X-9 – 269,5
Padre Paulo – 268,4
Mocidade Independência – 268,2
Mocidade Amazonense – 268,1
Vila Mathias – 267,3
Real Mocidade Santista – 266,6
Grupo de Acesso
Unidos da Zona Noroeste – 268,5
Sangue Jovem – 268,1
Império da Vila – 267,4
Bandeirantes do Saboó – 266,5
Imperatriz Alvinegra – 266
Brasil – 265,4
Dragões do Castelo – 264,7
Fotos de todos esses desfiles estão em www.carnavalfotos.com.br.
Imagem em destaque: Viviane Araújo à frente da bateria da União Imperial. Foto: Fernando Godoy/ Carnaval Fotos/ divulgação Liga Independente das Escolas de Samba de Santos (Licess)
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com
