Evento ocorre no sábado, 29 de novembro, das 8h às 18h, na Unifesp. A participação é livre e gratuita. Inscrições estão abertas
Com informações da Concidadania | De Santos (SP)
O litoral de São Paulo, situado no bioma da Mata Atlântica, está entre as regiões do planeta mais ameaçadas pelos efeitos do aquecimento global – como a elevação dos oceanos.
Não por outra razão um evento em Santos no próximo sábado, 29 de novembro (portanto uma semana depois da 30ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 30, ocorrida em Belém), terá o meio ambiente como tema central.
Trata-se do V Fórum Social da Baixada Santista, aberto ao público em geral.
A participação é livre e gratuita, e as inscrições podem ser feitas pela internet (https://forms.gle/oc7BfKoGifVqr2XV6), ou pessoalmente, no local.
As atividades serão realizadas no Campus de Santos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), à Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias. Diversas linhas de ônibus, inclusive vindas da Estação Rodoviária, passam perto (na Avenida Conselheiro Nébias).
PROGRAMAÇÃO
A programação do Fórum, que neste ano tem como lema “Que planeta queremos habitar e que humanidade queremos nos tornar?”, é a seguinte:
8h | Credenciamento, acolhida e café coletivo (partilha de experiências)
9h | Ato ecumênico e mística indígena (Cacique Sérgio Popygua, Aldeia Ara Pyau)
9h30 | Abertura: Representantes Unifesp, Ministério das Cidades, Ministério Meio Ambiente e Fórum Social da Baixada Santista
10h | Mesa temática: Que cidade queremos habitar? com: Orlando Santos Júnior, Ivan Carlos Maglio e André Leandro Nascimento. Mediadora: Tania Diniz
11h | Grupos temáticos: discussão e construção coletiva
13h | Almoço
14h | Plenária
1) Atividade cultural
2) Apresentação dos resultados construídos coletivamente
16h | Mesa redonda: síntese do debate. (Maria Salete dos Santos e Sania Cristina Dias Batista)
18h | Encerramento com apresentação do Coletivo Antirracista Ojú Obá
O Fórum Social no litoral de São Paulo tem como inspiração o Fórum Social Mundial criado em contraposição ao Fórum Econômico de Davos, que reúne anualmente governos e corporações econômicas para discutir saídas para a crônica crise do capitalismo.
O Fórum Social Mundial, ao contrário, reúne representantes da sociedade civil do mundo inteiro com o intuito de buscar propostas que estejam a serviço da justiça social, da igualdade, do respeito às culturas, à soberania e a autodeterminação dos povos.
EM REDE E SUPRAPARTIDÁRIO
Nesse sentido, o Fórum Social da Baixada Santista é um espaço de articulação de um trabalho em rede, permanente e de caráter suprapartidário, que reúne segmentos com atuação nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).
São segmentos como organizações da sociedade civil, organizações não governamentais, associações, ambientalistas, movimentos sociais, sindicatos, entidades estudantis, núcleos e grupos acadêmicos de universidades.
“[A quinta edição do Fórum] busca consolidar-se como espaço de articulação regional em defesa da justiça social, ambiental e climática, propondo um debate sobre como adaptar as cidades às mudanças climáticas, reduzir desigualdades e fortalecer a resiliência urbana”, ressalta membra da organização, Marly Carvalho, coordenadora da organização da sociedade civil Consciência e Cidadania (Concidadania).
Ela acrescenta: “Questões como moradia (racismo ambiental), desigualdades de gênero e raça, o etarismo e as diversas violências, principalmente o feminicídio e a criminalização das pessoas negras e da população periférica, saneamento, saúde pública, reciclagem, segurança alimentar e saberes ancestrais farão parte das discussões”.
SERVIÇO
V Fórum Social da Baixada Santista | “A questão ambiental é humanitária: exige reinventar o futuro. Que planeta queremos habitar e que humanidade queremos nos tornar?”
29 de novembro – Unifesp, Santos (Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias)
Página: https://concidadania.org.br/forum-social-baixada-santista
Instagram: @forumsocialbs
E-mail: forumsocialbaixadasantista@gmail.com
Imagem em destaque: avanço do mar sobre a faixa da areia e canal, na orla de Santos. Foto: Carlos Nogueira/ Prefeitura de Santos
CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com
