Semana de cinema nas duas pontas da BR-050

Mostra Adelia Sampaio, com obras de cineastas negras, em Brasília, e Curta Santos, no litoral de São Paulo, com a inédita “Tudo em pé”, sessão de filmes verticais, põem a sétima arte em evidência nas duas cidades


Por Wagner de Alcântara Aragão (waasantista.bsky.social) | De Santos (SP)

A BR-050 é a rodovia, com diferentes jurisdições e denominações no caminho, que liga Brasília, no Planalto Central, a Santos, no Litoral de São Paulo.

Nas duas cidades, por coincidência nesta mesma semana ocorrem dois importantes eventos ligados ao cinema.

Em Brasília, vai até sábado, dia 8, a Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio. A mostra começou no sábado, dia 1º, e tem abertura oficial nesta segunda, dia 3.

Em Santos, de 5 a 9 de novembro, será realizada a 23ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos.

Ambos com entrada gratuita.

MOSTRA DE CINEMA NEGRO ADÉLIA SAMPAIO

A Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio celebra os 80 anos da pioneira diretora que lhe dá nome, informa a organização.

“Em 1984, com Amor Maldito, Adelia Sampaio entrou para a história como a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. No entanto, seu trabalho só ganhou destaque na última década, graças à pesquisa da historiadora e cineasta Edileuza Penha de Souza, que é professora da Universidade de Brasília (UnB) e idealizadora do festival”, destaca texto de divulgação.

Tanto Adelia como Edileuza estarão na abertura da mostra, nesta segunda, dia 3, a partir das 18h45, no Cine Brasília.

“Durante a cerimônia, elas participarão de uma mesa de debates que também terá a presença de Rozana Naves, reitora da UnB; Tito Abayomi de Souza Leitão, representando a Sebastiana Mídias e Produções; e Marcus Vinícius Mesquita, da produtora Afronte Faz”, sublinha a programação.

Já as sessões de filmes se desenvolvem no Anfiteatro 10 do Campus Darcy Ribeiro da UnB. Mais de 20 obras serão exibidas.

A Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio terá também programação online, na plataforma Ubuplay (acesse aqui), de 12 a 19 de novembro.

CURTA SANTOS

O Curta Santos reúne curtas e longas-metragens, videoclipes e, neste ano, pela primeira vez, a Mostra Tudo em Pé.

Essa mostra apresentará mais filmes verticais, de no máximo 90 segundos.

Na abertura do Curta Santos, na quarta, dia 5, será exibido o longo “O último azul”. Haverá também homenagem ao ator santista Nuno Leal Maia, e apresentação da bateria da escola de samba União Imperial.

Toda a programação está marcada para o Teatro Guarany, na Praça dos Andradas, em frente à Estação Rodoviária de Santos Jayme Rodrigues Estrella Júnior, Centro Histórico da cidade.

Entre os prêmios do Curta Santos está o de Melhor Cartaz.

“O cartaz é o primeiro encontro entre o filme e o público”, salienta a organização do festival.

Neste ano, o prêmio vai homenagear Carlos Cirne, responsável pela “Coleção Aplauso”, um acervo literário (incluindo roteiros de filmes brasileiros) lançado em 2004 pela Imprensa do Governo do Estado de São Paulo. Cirne também foi colaborador do Curta Santos.


Imagem em destaque: Adelia Sampaio dirigindo Monique Lafond e Tony Ferreira em Amor Maldito. Foto: Arquivo pessoal de Adelia Sampaio/ divulgação Mostra  Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =