Maratona de inovação mobiliza jovens do continente africano

WakaWell Hackathon, da  Organização Internacional para Migrações, promove desenvolvimento de plataforma com informações úteis para quem viaja a estudo, trabalho ou prática desportiva


Da ONU News | De Genebra (Suíça)

A Organização Internacional para Migrações (OIM), da Organização das Nações Unidas (ONU), está promovendo uma maratona de inovação (hackathon) envolvendo jovens de África.

A ideia é ajudar jovens do continente africando na tomada de decisões migratórias seguras e baseadas em informações verídicas.

Nesta primeira edição, participaram 20 jovens inovadores dos Camarões, Etiópia, Quénia e Libéria.

Haverá ainda participantes de  Mali, Nigéria, Tanzânia e Uganda.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Os jovens trabalharam com mentores para a incorporação de inteligência artificial à plataforma WakaWell.

Esse hub online fornece orientação migratória verificada para jovens africanos que procuram estudar, trabalhar ou praticar desporto em todo o continente, numa altura em que a migração é vista como realidade definidora deste tempo, especialmente para os jovens.

POLÍTICAS MIGRATÓRIAS

Para a diretora-geral Adjunto de Operações da OIM, Ugochi Daniels, a maratona cria espaço para os jovens inovarem, e as ferramentas digitais que produzem são vitais para tornar as políticas migratórias mais inteligentes e relevantes para as soluções de que necessitam.

Segundo a OIM, a WakaWell, lançada há cinco anos, tornou-se um recurso fiável para os jovens que preparam suas jornadas migratórias.

Em 2024, mais de 62 mil pessoas aderiram à plataforma que abrange atualmente oito países da África Ocidental e do Norte.

Tudo indica que a solução vai se expandir ainda este ano para a África Oriental, alargando a cobertura a 11 países.

ABORDAGEM PAN-AFRICANA

Um dos membros do júri da maratona é a jornalista Ciku Kimeria, do Quênia.

Ela explica que este hackathon provou o poder de uma abordagem pan-africana.

“A migração pode ser uma situação vantajosa para todos, ligando os países que necessitam de talento aos jovens africanos que procuram oportunidades de trabalho e de educação”, avalia.

A maratona de inovação destacou o poder da criatividade, da colaboração e da liderança jovem no avanço das soluções digitais para uma mobilidade segura.

Ao colocar os jovens no centro da tomada de decisões, a OIM garante que o WakaWell continua a ser um recurso fiável, acessível e dinâmico em toda a África.


Imagem em destaque: jovens participam do WakaWell Hackathon para projetar soluções digitais para uma migração segura e informada. Foto: Samuel Odhiambo Otien, da OIM


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =