Jornal da Tarde, da TV Cultura, resgata o elementar: a informação

Objetividade, respeito à verdade factual, mas posicionamento editorial firme pela democracia, justiça social e interesse público marcam o telejornal, que vai ao ar meio-dia, de segunda a sexta


Por Wagner de Alcântara Aragão (waasantista.bsky.social), especial para a Revista Intertelas | Do Rio de Janeiro (RJ)

Informar-se pela televisão aberta na hora do almoço é um martírio. Os telejornais regionais ou focam no entretenimento ou no sensacionalismo policialesco. Os programas esportivos, comuns nesse momento do dia, também são mais preocupados em divertir.

Mas há um oásis: o Jornal da Tarde, da TV Cultura. Apresentado por Joyce Ribeiro e Aldo Quiroga, completou cinco anos em 2025. Vai ao ar de segunda a sexta-feira. Destaca-se por resgatar algo elementar ao Jornalismo: a informação.

O Jornal da Tarde prima pela objetividade. Atém-se à “verdade factual”, parodiando Mino Carta. Dispensa comentários opinativos ao término de cada reportagem. E disto que estamos precisando: mais dados e informações, menos opinião.

Não confundir objetividade com subterfúgio para não se posicionar, editorialmente, em torno de temas fundamentais para a democracia e o processo civilizatório. O Jornal da Tarde narra o fatos sob a ótica da pluralidade, da justiça social, da defesa do interesse público.

Há ainda um equilíbrio, entre notícias sobre acontecimentos macros e notícias sobre a vida cotidiana.

É possível saber das principais decisões de Brasília e dos fatos mais urgentes do mundo, ao mesmo tempo em que se toma conhecimento sobre dicas de saúde, direitos e cidadania.

Destaque especial para a linguagem das matérias e reportagens. Nada dos gracejos nem de pessoalidade excessiva por parte de repórteres, como tem se tornado regra. Não importa o que o repórter acha, gosta ou pensa sobre o fato; o que queremos saber é sobre o fato. Leveza e informalidade não são confundidas com diversionismo.

O único senão está na falta de notícias sobre esportes. O Jornal da Tarde ganharia muito se essa editoria se fizesse mais presente. Não uma editoria para falar só de futebol, mas para talvez destacar agenda de eventos desportivos em geral, ou de reportagens especiais.

Para esta breve resenha, foram analisadas edições dos meses de agosto e setembro do telejornal, que é exibido das 12h às 12h45. Além da transmissão própria televisão aberta, é possível acompanhar em tempo real pelo aplicativo Cultura Play e pelo canal de Jornalismo da TV Cultura no YouTube.


Imagem em destaque: arte de divulgação do Jornal da Tarde


CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =