“Negritando o Direito do Trabalho”, organizada pelos pesquisadores Helena Pontes e Jorge Luiz Souto Maior, terá mais um encontro de lançamento: desta vez em Santos, no sábado, dia 27, no Banga Café. Entrada franca
Com informações de Cidinha Santos, jornalista | De Santos (SP)
O livro “Negritando o Direito do Trabalho”, que discute o futuro da área a partir de contribuições críticas de pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com a luta antirracista no campo jurídico, terá mais um evento de lançamento.
Desta vez, em Santos, no Banga Café, como parte do Ciclo de Rodas de Conversas que o estabelecimento vem promovendo.
Será no próximo sábado, 27 de setembro, a partir das 16 horas. A entrada é franca.
A obra, de quase 600 páginas, reúne dezenas de textos, organizados por Helena Pontes e Jorge Luiz Souto Maior.
Helena Pontes é mestra em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), e especialista em Estudos Afro-latino-americanos e Caribenhos. É co-fundadora da Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista.
Soutor Maior é professor de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da USP e militante do Movimento Negro Unificado (MNU).
A obra é fruto da atuação do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital, da USP (GPTC-USP).
“O livro busca colocar no centro do debate jurídico as vozes e experiências de trabalhadoras e trabalhadores negros, historicamente invisibilizados pelas estruturas legais, acadêmicas e judiciais”, afirma sinopse da obra, que continua: “Mais do que um diagnóstico, trata-se de uma construção coletiva forjada em escuta, estudo e luta”.
As discussões trazidas pelo livro se estendem para os eventos de lançamento.
No encontro em Santos, em forma de roda de conversa, pretende-se refletir sobre como o Direito do Trabalho atravessa a vida da classe trabalhadora, especialmente quando observado pelas lentes da população negra.
Será um momento de diálogo sobre desafios, avanços e propostas capazes de transformar essa área, tornando-a mais justa, inclusiva e comprometida com a reparação histórica.
Além da organizadora e do organizador da obra, a roda de conversa terá as participações de:
- Joana Roberta Gomes Marques, advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista, especialista em Direito do Trabalho pela USP, autora e coautora de diversas obras, dentre elas o próprio “Negritando o Direito do Trabalho;
- Cristiane Anizeti, mulher negra, mãe, militante do movimento de mulheres negras, advogada, estudante e pesquisadora. Membra do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital. Pós-graduanda em Direitos Humanos.
Ao longo do ano, a obra tem sido lançada e discutida em várias regiões do país.
Já houve eventos na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo; na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói; na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador; e na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
Em tempo: o Banga Café, local do lançamento em Santos, fica no Canal 2 (Avenida Bernardino de Campos, 332, Campo Grande, próximo à Estação do VLT).
Imagem em destaque: detalhe da sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), instância máxima da estrutura judiciária do Brasil para demandas trabalhistas. Foto: Fellipe Sampaio/ divulgação TST
CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

