Ancestralidade negra no território gaúcho é resgatada pelo Festival Porongos

Evento que reúne música, teatro, dança e outras expressões ocorre neste sábado, dia 20, na quadra da Imperadores do Samba, em Porto Alegre. Entrada franca


Por Carla Castro, da assessoria de imprensa do evento | De Porto Alegre (RS)

Música, teatro, dança e muita cultura estão na programação do Festival Porongos, que ocorre neste sábado, dia 20, em Porto Alegre.

Criado como alternativa para a democratização do acesso aos bens e aos meios culturais, o evento chega à sua quarta edição em 2025.

O dia 20 de setembro foi escolhido para a realização do festival como um contraponto às comemorações tradicionalistas do estado, nessa data [Dia do Gaúcho, em referência ao início da Revolução Farroupilha].

Com uma programação que valoriza a integração entre as comunidades, o festival visa destacar a diversidade cultural e a ancestralidade negra.

As atividades ocorrerão na quadra da Imperadores do Samba (Avenida Padre Cacique, 1567), das 12h30 até 22h, com entrada franca.

ROTEIRO DO EVENTO

A abertura dos portões ocorre às 12h45, seguida das falas da organização do evento e da anfitriã, Imperadores do Samba.

A peça O Lanceirinho Negro, inspirada no livro da escritora Angela Xavier, abre as apresentações, às 13h30.

Já a programação musical conta com o show da banda Sambas de Protesto, seguido de Marietti Fialho e Os Viajantes na Terra.

Zilladxg representa as novas nuances do rap. No ano passado se apresentou pela segunda vez no festival Rap In Cena e no Museu do Hip Hop, dentro da programação da Noite dos Museus. Este ano, esteve no Festival Morrostock e também fez sua primeira participação solo no Sofar Sounds.

Rosa Nikka, travesti, cantora, compositora e artista gaúcha, também mostra seu trabalho que leva a diversidade musical que une bandinha, pop, cantos afro-religiosos e pagodão baiano.

A cantora lançou recentemente o EP A Flor do Pampa. Uma Gira de Vogue Femme levará ao palco artistas de diversas casas de vogue de Porto Alegre.

O encerramento será com a atração nacional N.I.N.A., pesquisadora musical e DJ, uma das artistas da cena do grime e drill, que lançou seu primeiro álbum em 2022 e entre tantos trabalhos destaca-se a sua participação no projeto Poetisas no Topo que tem como foco alavancar novas artistas da cena do rap. A dispersão será com muito samba com a Imperadores do Samba.

“Podemos notar pela programação que o Festival Porongos vem se afirmando como território negro. Buscamos contemplar a maior diversidade de ritmos. Isso é importante para mostrar o quão diversa é a nossa cultura”, afirma a idealizadora e diretora criativa do evento, Thaise Machado.

“A arte sempre foi uma das principais ferramentas para a população negra se manifestar e denunciar o racismo. Assim, nasceu o nosso festival”, sublinha Thaise.

Criado em 2018, o Festival Porongos tem com o objetivo de impulsionar a cultura negra do sul do Brasil, tem como papel fomentar redes que contemplam artistas negros da indústria cultural local gaúcha e democratizar o acesso aos bens culturais.

O Festival se apresenta como um espaço que oferece espetáculos de teatro, dança e música de forma gratuita.

Além disso, ainda realiza uma oficina visando a formação dos artistas.

O Festival Porongos conta com financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul/ Secretaria de Cultura e Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Clique aqui e confira detalhes no site do evento.


Imagem em destaque: atividade em edição anterior do Festival Porongos. Divulgação Festival Porongos



CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =