Plínio Marcos nos palcos do Festa

Vai de 1º a 7 de setembro a 67ª edição do Festival Santista de Teatro, o mais antigo do gênero em atividade ininterrupta no Brasil. Serão mais de 30 atrações, gratuitas, ocupando espaços na cidade de Santos


Da LN Textos, assessoria de comunicação do Festa | De Santos (SP)

O Festival Santista de Teatro (Festa), festival de artes cênicas há mais tempo em atividade ininterrupta no país, realiza sua 67ª edição  entre os dias 1 e 7 de setembro, com mais de 30 atrações gratuitas ocupando teatros e espaços públicos da cidade de Santos.

A realização é do Movimento Teatral da Baixada Santista, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Além das mostras oficiais – Regional e Estadual -, o Festa67 celebra os 90 anos do nascimento de Plínio Marcos (1935-1999), dramaturgo santista de repercussão nacional.

Com a Ação Plínio Marcos Baixada Santista, o Festa vai promover intervenções, leituras dramáticas, performances, cenas e outras ações culturais inspiradas nas obras ou aos temas abordados pelo autor, revisitados pelo olhar dos artistas de teatro.

MACUCO NA ABERTURA

A abertura é nesta segunda, 1º de setembro, 20h, no Teatro Municipal Brás Cubas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão.

Ficará a cargo do espetáculo convidado “Macuco”, do dramaturgo Vítor Nóvoa, com direção e cenografia de Luiz Fernando Marques (Lubi).

MOSTRAS OFICIAIS

Pela Mostra Estadual, serão apresentadas as montagens “Okama”, da Cia. 2 Miados (São Paulo-SP), “Labirinthos”, da Cia Teatral Energós (São Paulo-SP), “O Legítimo Pai da Bomba Atômica”, do Coletivo Oriente-se (São Paulo-SP), Corpo História, da Companhia OBS (São Paulo-SP), “O Varal”, da Cia Navega Jangada (São Paulo-SP) e “A Luta”, com a Cia. Madeirite Rosa.

Já os espetáculos da Mostra Regional em cena serão: “50± O Game da Memória”, com o Grupo Tescom (Santos-SP), Onde Está o Guará?, com o Coletivo 302 (Cubatão–SP), “Giz”, da Cia. Teatro em Brasa,  “Benjamin – O Filho da Felicidade”, da Cia. Trilha de Teatro (Santos-SP) e “Vozes Veladas”, com o Coletivo (A)gente (Santos-SP).

Pela Ação Plínio Marcos, mostra especial com intervenções inspiradas na obra do homenageado, estarão do festival: “Noticiário Brasileiro”, com Lípari; “Máquinas, Dores e Amores”, com a Cia. Nós De Dois; “Longa Balada Noite (A) Dentro de Um Palhaço”, com O Coletivo; “Conto Histórias Seres Invisíveis”, com o Em Bando Coletivo; e “As Damas de Plínio”, com o Coletivo Eríneas.

ATIVIDADES PARALELAS E AÇÕES FORMATIVAS

O Festa67 terá ainda duas atividades paralelas e uma série de ações formativas, também abertas ao público.

No dia 2 de setembro, terça-feira, o Teatro Guarany recebe às 15h a montagem infantil “Lara e O Pássaro”, do Grupo Alvorada Cultural; depois, às 19h30, um bate-papo com o ator Kiko Barros, filho do dramaturgo Plínio Marcos e até hoje um dos principais divulgadores de sua obra, por meio de espetáculos, palestras e o Tour Plínio Marcos.

Ainda na terça-feira (2), o grupo Baixada Hip-Hop apresenta um espetáculo de dança às 20h, no Teatro Municipal Brás Cubas, celebrando a potência do corpo em movimento, a expressão coletiva e a força da arte como ferramenta de transformação social.

Já no dia 4 de setembro, quinta-feira, às 19h, o espetáculo de teatro-dança “Fome e Caos – Experiência Afro-Butoh” é atração no Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo, às 19h, unindo a Cia. Corpus Cênicos e o grupo Teatro em Brasa.

OFICINAS

Três oficinas também estão programadas e com inscrições gratuitas pelo site oficial do festival (www.festivalsantistadeteatro.com).

No dia 5 de setembro, sexta-feira, às 14h, o ator e instrutor em artes cênicas Vitor Biazzin dirige a oficina “A Narratividade e a Cena: Tópicos em Teatro Épico”, no Teatro do Sesi.

No mesmo dia e horário, no Teatro Guarany, o grupo teatral Oriente-se conduz a oficina “Produção Cultural E Eventos: Tirando Uma Ideia da Cabeça e Colocando no Papel”.

A atividade abordará temas como o planejamento, a formatação e a gestão de projetos para captação de recursos em fontes de financiamentos públicos e privados.

Completando a programação de formativas, a companhia 2 Miados, representado pela diretora Miwa Yanagizawa e pelo idealizador Gabriel Saito, realiza a oficina “Memória e Fabulação”, que propõe um encontro entre artes cênicas e performance para criação de projetos autorais sobre o tema da memória.

A atividade será no dia 6 de setembro, sábado, às 10h, no Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo.

A PRAÇA É NOSSA

Também no sábado (6), às 23h, na Praça dos Andradas, o coletivo A Praça É Nossa – manifestação cultural de artes integradas que ocupa espaços públicos, promovendo acesso à cidade – realiza a festa “Augusttinho Vive”.

A abertura será do grupo House of DDD, que traz uma celebração da cultura Ballroom com a performance “Ball”; em seguida, com apresentação do MC Júlio Mad, apresentam-se os DJs Pedro Gegê e Kicky Jhonny e a artista Carla Riesco (pirofagia), com intervenções audiovisuais do grupo Oitava Parede e redução de danos do coletivo Donnas da Rua.

Por fim, no domingo (7), acontece a Festa de Encerramento do Festival, a partir das 20h, na Vila do Teatro, com show da Banda Balanzê e apresentação do DJ Sative.

Clique aqui para conferir a programação completa.


Imagem em destaque: cena de “Onde está o Guará?”, um dos espetáculos do Festa67. Foto: Alisse Flora/ divulgação



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 4 =