Lula na Sapucaí e MST no Anhembi: enredos para 2026 surpreendem

Acadêmicos no Niterói vai contar a história do presidente, no Rio de Janeiro; em São Paulo, a Acadêmicos do Tatuapé vai a exaltar a luta dos trabalhadores rurais sem terra


Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações do site do MST | De Curitiba (PR) e São Paulo (SP)

O mundo do Carnaval de escolas de samba foi sacudido nos últimos dias com a confirmação de dois enredos para 2026.

No Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Niterói divulgou, no sábado, dia 2, a sinopse do seu.

Intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação vai homenagear o presidente da República na Passarela do Samba Darcy Ribeiro, o sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Será a estreia da escola no grupo especial do Rio. A Acadêmicos da Niterói será a primeira a desfilar – entra na avenida no domingo, dia 15 de fevereiro.

No último domingo, 3 de agosto, o presidente da Acadêmicos de Niterói, Anderson Pipico, foi ao 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, para presentear Lula com uma camisa de agremiação.

NO TATUAPÉ

Em São Paulo, a Acadêmicos do Tatuapé vai levar para a Passarela do Samba Adoniran Barbosa, no Anhembi, o enredo “Plantar para colher e alimentar: tem muita terra sem gente e muita gente sem terra”.

Isso mesmo: como título do enredo evoca, vai ter homenagem à luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), bem como sua atuação em promoção da agricultura familiar.

O lançamento do samba-enredo será no próximo sábado, 9 de agosto.

ENTREVISTA AO MST

Em entrevista a Douglas Fortes, do Setor de Comunicação do MST, o presidente da agremiação paulistana explica como se deu a decisão de levar a história do movimento sem terra para a avenida:

– Foi uma construção coletiva. O MST nos procurou para dialogar sobre temas como soberania alimentar e agroecologia, e percebemos uma sintonia imediata com a identidade da escola, que historicamente aborda causas sociais. Todo ano escolhemos o enredo com base em vários elementos: força visual, potência musical, impacto cultural e, principalmente, nas parcerias que conseguimos consolidar. Para 2026, esse tema reúne tudo isso. É uma grande oportunidade de levar esse tema para milhões de pessoas.

A diretora de Carnaval da Acadêmicos de Tatuapé, Patrícia Lafalce, enfatiza que o protagonismo do MST na produção de comida saudável será abordado também:

– Queremos mostrar que o MST vai muito além da ocupação de terras. O movimento é um grande produtor de alimentos saudáveis e organiza comunidades inteiras com base na solidariedade e no cuidado com a terra. Vamos levar para o Anhembi a força da produção camponesa, da agricultura sem veneno e sem destruição ambiental.

O carnavalesco, Wagner Santos, antecipa como está pensando o desenrolar do desfile:

– O desfile vai fazer uma viagem simbólica pela história da terra e da luta. Começamos com a criação do mundo e o sopro divino da vida, depois apresentamos a crítica à concentração fundiária e ao agronegócio, contrapondo com a cultura do campo e a agroecologia. Queremos retratar o MST como guardião da natureza e da vida. A mensagem é clara: a terra deve ser cuidada, partilhada e cultivada de forma coletiva.

A Tatuapé, que tem entre suas estrelas a cantora e compositora Leci Brandão, vai desfilar na primeira noite dos desfiles do Carnaval paulistano. Será a quarta a entrar na avenida (por volta de 2h15 da madrugada de sexta, 13 de fevereiro, para sábado, 14).

A agremiação tem dois títulos no grupo especial de São Paulo, e consecutivos: em 2017 e em 2018.


Imagem em destaque: os representantes da Acadêmicos do Tatuapé, Wagner Santos, Edmundo Fontes, Sebastião Aranha e Eduardo Santos, no galpão da escola na Fábrica do Samba em São Paulo. Foto: Priscila Ramos/ divulgação MST




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 3 =