É a primeira vez que um técnico estrangeiro vai dirigir o time cubano; imbatível nos anos 1990, aposta no profissional do Brasil para voltar a ser potência em competições internacionais
Por Wagner de Alcântara Aragão – waasantista.bsky.social | De Curitiba (PR)
Nos 1990, Cuba e Brasil protagonizaram partidas memoráveis no vôlei. Em especial, no feminino.
A seleção cubana era praticamente imbatível. As raras derrotas eram impostas principalmente pelo time brasileiro
Passados quase 30 anos, a expertise e experiência do vôlei Brasil estarão, agora, a serviço de Cuba.
No começo do mês, o Portal Vôlei, do Brasil, e veículos de imprensa cubana haviam adiantado: o técnico Luizomar de Moura estava sendo contratado para treinar a seleção nacional de vôlei feminino.
O objetivo é preparar a equipe para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
E recolocar Cuba entre as potências do vôlei mundial, conforme destaca, por exemplo, o site Periódico Cubano:
“O contrato será de quatro anos. O custo financeiro será assumido pela Federação Internacional de Vôlei. A primeira prova de fogo será o Mundial [em agosto, na Tailândia]. Com carreira de êxito, [o técnico brasileiro] se perfila como peça chave para devolver a glória ao voleibol cubano.”
ATUAÇÃO DE MIREYA LUÍS
Segundo o site Ciber Cuba, a contratação foi viabilizada pela atuação da vice-presidente da Federação Cubana de Voleibol, Mireya Luís – maior estrela da seleção dos sonhos dos anos 1990, maior jogadora da história do vôlei mundial (Pelé da modalidade).
O otimismo com a contratação se justifica. A trajetória de Luizomar é carregada de sucesso, fruto de competência e entrega ao esporte.
Só na temporada 2024/2025, à frente do time de Osasco, conquistou os três títulos disputados: Paulista, Copa Brasil e Superliga Nacional.
Com o mesmo Osasco, foi campeão mundial de clubes em 2012.
Treinou, com êxito, categorias de base do vôlei brasileiro.
E as seleções adultas do Peru e do Quênia.
Luizomar deve trazer a seleção cubana para treinar em Osasco, em agosto, na reta final da preparação para o Mundial da Tailândia, que vai de 22 de agosto a 7 de setembro.
Imagem em destaque: Luizomar de Moura, com o troféu de campeão da Superliga conquistado pelo Osasco na temporada 2024/2025. Foto: Wander Roberto/ divulgação Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)
CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

