Festival de Cinema de Vitória apresenta mais de 100 filmes

Com homenagem a Ney Mato Grosso, evento transforma a cidade capixaba na capital do audiovisual nacional, em julho; programação tem entrada gratuita


Da assessoria do Festival de Cinema de Vitória | De Vitória (ES)

De 19 a 24 de julho, sábado a quinta-feira, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) realiza sua 32ª edição.

O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Na programação deste ano, quase 100 filmes, debates, sessões especiais e homenagens a Ney Matogrosso e Verônica Gomes.

“O 32º Festival de Cinema de Vitória é a casa do cinema brasileiro no mês de julho. A seleção de filmes, que compõem as mostras competitivas deste ano, apresenta um panorama da produção audiovisual do Brasil’, declara a diretora-geral do evento, Lucia Caus.

Ela continua: “Além disso, o Festival apresenta mais de 30 produções capixabas tanto nas competitivas, quanto em sessões especiais, o que comprova o talento dos realizadores que produzem no Espírito Santo”.

MOSTRAS

Dividido em 11 Mostras Competitivas, o 32º Festival de Cinema de Vitória exibirá 90 filmes selecionados, 85 curtas e cinco longas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, com filmes produzidos nos anos 2024 e 2025, e que contemplam diversos gêneros cinematográficos em trabalhos que trazem narrativas plurais sobre o Brasil.

As exibições são à tarde, nas salas de cinema Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e à noite, no Teatro Glória.

Todos os espaços estão localizados no Sesc Glória e a entrada é gratuita.

Fora de competição, o 32º FCV promove sessões especiais, com a exibição de quatro longas-metragens e um média-metragem capixabas, além da Sessão Especial de Encerramento e a exibição especial de seis episódios da série de animação Irmãos do Jorel, totalizando 106 obras audiovisuais em uma programação intensa para os apaixonados pela sétima arte.

HOMENAGENS

O Homenageado nacional da 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória é Ney Matogrosso.

O célebre artista, que tem uma carreira singular na música, também tem uma participação ativa no audiovisual com um currículo de quase vinte filmes, entre curtas e longas-metragens, em que se destacam trabalhos experimentais e associados ao cinema autoral brasileiro, como Sonho de Valsa (1987), da diretora Ana Carolina; e Luz nas Trevas — A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez e Ícaro C. Martins, continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla.

A Homenageada capixaba é a atriz, diretora e produtora Verônica Gomes.

Uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural no Espírito Santo, a artista tem uma trajetória expressiva nos palcos e uma presença de destaque na militância cultural capixaba.

Nos últimos anos, ela mantém uma relação de proximidade com o audiovisual, com destaque para sua participação nos longas-metragens Os Primeiros Soldados (2022), de Rodrigo de Oliveira, e Margeado (2025), de Diego Zon, que será exibido – fora de competição – no sábado (19), às 14 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.

DEBATES

Comandados pela pesquisadora, crítica, curadora e roteirista Viviane Pistache, os debates com os realizadores da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e 14ª Mostra Foco Capixaba, ocorre de 20 a 24 de julho, sempre no dia seguinte às sessões, às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi e são abertos ao público.

ENTRADA GRATUITA

Toda a programação do 32º Festival de Cinema de Vitória é gratuita.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento, bem como fazer a retirada de ingressos online.


Imagem em destaque: a atriz Marcélia Cartaxo em cena do curta-metragem Umbilina e Sua Grande Rival, de Marlom Meirelles. Foto: divulgação



CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 6 =