Aluguel Universitário custeia R$ 700 por estudante e revitaliza Centro de Niterói

Programa do poder público municipal contempla alunos de instituições públicas e privadas, de graduação e pós-graduação, impulsionando ensino e pesquisa


Da Prefeitura de Niterói | De Niterói (RJ)

A Prefeitura de Niterói mantém um programa para custear a moradia, na cidade, de alunos de graduação e de pós-graduação, vindos de toda parte do país.

Batizada de Aluguel Universitário, a iniciativa oferece R$ 700 mensais para mil estudantes de instituições de ensino superior localizadas na cidade — públicas ou privadas.

Além de facilitar o acesso à moradia, o programa é instrumento para a Prefeitura revitalizar o Centro da cidade, que passa por uma ampla reforma urbanística. Ainda, para manter os universitários na cidade – Niterói, de acordo com o IBGE (Censo de 2022), é o terceiro município do Brasil com maior índice de escolaridade.

São cerca de 70 mil universitários em Niterói.

“O Aluguel Universitário é o maior projeto de aluguel e moradia para estudantes do Brasil. Eu comecei minha trajetória política na União dos Estudantes de Niterói, ainda na década de 1990. Na época, a gente lutava por passe livre e meia entrada e, hoje, fico feliz de poder continuar apoiando políticas públicas pensadas para a juventude”, afirma o prefeito do município, Rodrigo Neves.

COMO FUNCIONA

Ao todo, 1 mil estudantes serão selecionados no edital lançado no último dia 3, e com inscrições até 8 de julho.

A iniciativa beneficia estudantes maiores de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de instituições de ensino superior privadas, matriculados em curso presencial devidamente regularizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Com duração inicial de um ano, o benefício poderá ser renovado até a conclusão da graduação ou da pós-graduação, desde que o estudante não ultrapasse dois anos além do prazo regular do curso.

A reprovação por faltas em qualquer disciplina resulta na perda do benefício. Além disso, o estudante não pode acumular outro subsídio habitacional de mesma natureza.

BAIRROS ABRANGIDOS

A área de abrangência do programa envolve a região central da cidade, incluindo os bairros do Centro e parte de São Domingos e São Lourenço.

Já neste primeiro momento, os universitários precisam apresentar o contrato de aluguel em pontos localizados nessas áreas.

Além disso, vale destacar que haverá visitas domiciliares para verificar o cumprimento das exigências e confirmar que os beneficiários residem, de fato, na localidade informada e que o programa não estabelece restrições quanto à quantidade de beneficiários por imóvel.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

A medida faz parte da estratégia da Prefeitura para fomentar o desenvolvimento econômico e social da cidade, tornando Niterói um polo cada vez mais atrativo para os jovens talentos.

Além disso, busca reduzir o tempo de deslocamento dos estudantes, estimular a frequência às aulas e promover o uso residencial da região central da cidade.

Mais informações sobre o programa em <https://niteroi.rj.gov.br/alugueluniversitario>.


Imagem em destaque: campus Gragoatá da UFF. Foto: Wagner de Alcântara Aragão



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =