Oficina prepara para o manejo de primatas no Vale do Paraíba

Semana de atividades em São José dos Campos faz parte das ações do novo ciclo (2025–2030) do Plano de Ação Nacional (PAN) dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-coleira


Por José Roberto Amaral, da Prefeitura de São José dos Campos | De São José dos Campos (SP)

Oficinas técnicas voltadas à elaboração dos Programas de Manejo Populacional do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), duas espécies ameaçadas de extinção, serão realizadas nesta semana em São José dos Campos (SP).

A iniciativa é coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da Área de Proteção Ambiental (APA) Mananciais do Rio Paraíba do Sul e da Prefeitura de São José dos Campos.

As oficinas, que ocorrem entre os dias 7 e 11 de julho, fazem parte das ações do novo ciclo (2025–2030) do Plano de Ação Nacional (PAN) dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-coleira.

O evento reunirá especialistas de instituições ambientais dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de pesquisadores de universidades e centros de pesquisa.

ESPÉCIES NO VALE DO PARAÍBA

Localizado no Vale do Paraíba, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no país, o município de São José dos Campos abriga cinco espécies de primatas.

Entre elas, o muriqui-do-sul, símbolo do distrito de São Francisco Xavier e maior primata das Américas, e o sagui-da-serra-escuro, que costuma ser avistado nas matas ciliares dos córregos urbanos da cidade.

As atividades incluem visitas técnicas a áreas de ocorrência dos primatas, como o Parque Ecológico do Alambari e a zona de avistamentos em São Francisco Xavier.

Ambas as espécies estão classificadas como “em Perigo” (EN) de extinção devido à perda de habitat e à fragmentação florestal. Estudos apontam que, nos próximos 18 anos, o sagui-da-serra-escuro pode perder até 50% de sua população.

PROGRAMA PRIMATAS

A realização das oficinas também é um desdobramento do Programa Primatas, lançado em 2020 no 1º Seminário de Muriquis e outros Primatas de SFX e formalizado em 2023 por meio de um acordo de cooperação entre instituições públicas, acadêmicas e sociais.

O programa é custeado pelo Fundo Municipal de Conservação Ambiental (Fumcam), de São José dos Campos, e tem como eixo central a pesquisa científica voltada à conservação de primatas na região.


Imagem em destaque: sagui-da-serra-escuro, espécie ameaçada que habita as matas ciliares de São José dos Campos, é foco das oficinas para a elaboração de seu plano de manejo. Foto: Rafael Augusto/ Divulgação Prefeitura de São José dos Campos



CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =