Rede Macuco, 15 anos

O Macuco Blog – embrião da Rede Macuco – nasceu em 2005. Em 2020 completamos, portanto, 15 anos de presença no que, lá atrás, se chamava blogosfera.

Nos tempos em que éramos essencialmente um blog, priorizávamos conteúdo opinativo, autoral, do criador do Macuco Blog – Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista). Uma coletânea com uma seleção de postagens está, por sinal, publicada em livro – “Macuco – dez anos de blogagem”, lançado em 2015.

Em 2017, quando ampliamos nossa presença na internet – levando o Macuco para outras mídias digitais – constituímos a Rede Macuco. A partir de então, nos centramos em conteúdos informativos e analíticos – com espaço para crônicas também, de colunistas colaboradores e colaboradoras. A opinião deixamos expressa nos perfis pessoais do nosso editor geral, @waasantista.

“Todo dia útil, uma notícia – útil” é a nossa prática.

“A cidade, o paíz, o planeta” – lema do jornal Homem do Povo, de Pagu e Oswald de Andrade – é o nosso lema também.

Macuco, nosso nome, homenageia o bairro do Macuco, em Santos, mas procuramos fazer circular aqui experiências de todos os cantos.

A partir de 2017 também expandimos nossa atuação: além de veículo de mídia independente, passamos a realizar e promover cursos e eventos nas áreas de Comunicação, Cultura e Sociedade.

E começamos 2020, ano do nosso 15º aniversário, lançando mais uma publicação: a Macuco Revista – Rio-Santos Escolas de Samba. Traz a nossa cobertura, in loco, dos desfies das escolas de samba cariocas e santistas. Pode ser obtida aqui.

Planejamos outras ações mais, e que serão divulgadas nos nossos canais no decorrer do ano.

Por ora, vamos viajar no tempo?

Para saber mais sobre a gente: