Nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um workshop sobre liberdade de expressão

A comunicação como necessidade vital; o oligopólio da mídia e na internet; fakes news e discurso de ódio são os pontos a serem abordados

“A liberdade de expressão como um direito humano” é o tema de um workshop que será promovido pela Rede Macuco em parceria com o Segundo Andar, no próximo sábado, dia 15 de dezembro, em Curitiba.

O encontro tem como mote os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro de 1948).

O workshop será conduzido pelo jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, editor geral da Rede Macuco.

O profissional, entre outras atuações, milita na defesa pela democratização das comunicações há quase dez anos, quando, em 2009, participou como delegado do Paraná na I Conferência Nacional da Comunicação.

Neste ano, o jornalista e professor já ministrou palestra com esse tema, em referência aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no 7º Santos Jazz Festival, na cidade do litoral paulista, e também em dois eventos de software livre – Flisol (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre) e FTSL (Fórum de Tecnologia em Software Livre), ambos na capital paranaense.

CONTEÚDO

O workshop vai abordar a liberdade de expressão em três eixos: o comunicar-se como necessidade humana vital; a função dos meios de comunicação de massa e das redes sociais digitais na garantia (ou não) do direito à liberdade de expressão; e onde começa e termina o direito à liberdade de expressão.

Assim, além de reflexões sobre as premissas do direito à manifestação e expressão, serão abordadas condições estruturais e conjunturais em torno do tema: olipólio da mídia, oligopólio no ciberespaço, política chupa dados e de algoritmos, disseminação de fake news e discurso de ódio e intolerância.

O objetivo é fazer com que os participantes ampliem sua compreensão sobre a importância da liberdade de expressão e da comunicação democrática para uma sociedade mais plural, que respeita as diversidades, identifica e ataca as causas das injustiças.

O workshop terá duas horas de duração (das 14h às 16h). Será em formato de roda de conversa, com construção coletiva de conceitos e entendimentos.

  • São 20 vagas. A inscrição é feita pelo Segundo Andar. A taxa é de R$ 15. Para se inscrever, clique aqui. Qualquer dúvida, entre em contato com  a gente: redemacuco@protonmail.com ou (13) 92000-2399

SOBRE O SEGUNDO ANDAR

A Rede Macuco, você sabe, é um canal de mídia alternativa e promotora de eventos em comunicação e cultura.

O Segundo Andar é um espaço, localizado no Centro de Curitiba, que promove e recebe eventos como workshops, rodas de conversa, oficinas, também relacionados a cultura e sociedade.

Está situado no segundo andar do Edifício Anita, um predinho antigo, bem aconchegante, na Rua Cândido Lopes, 304, perto da Praça Osório.