Literatura e resistência dão o tom na 11ª Festa do Livro, em Santos

Neste sábado, 13. Idealizado pela jornalista Helle Alves (in memoriam), única profissional a testemunhar o episódio da morte de Che Guevera, evento terá ainda saraus e música


Por Cidinha Santos, da Comunicação do Fórum da Cidadania de Santos | De Santos (SP)

‘Literatura e Resistência’ é o tema da 11ª Festa do Livro, na Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, antiga Estação Sorocabana), neste sábado, 13 de agosto, das 14h às 21h

Em um dia emblemático de celebração e resistência, escritores, escritoras e artistas terão a oportunidade de trocar experiências e celebrar a vida, uma vez que, em 2021 só foi possível a versão on-line, por causa da pandemia da covid-19.

A edição de 2022 homenageará o jornalista e escritor Marcus Vinicius Batista (in memoriam), autor de diversos livros e artigos que trazem reflexões sobre a sociedade atual.

A femenagem será da escritora negra Mary Francisca do Careno, com seu livro recém-lançado sobre os Quilombos do Vale do Ribeira.

Diversos autores e autoras do litoral paulista e do próprio Vale do Ribeira também estarão presentes no evento.

TENDAS

Durante todo o período as pessoas podem visitar a tenda ‘Leia e Santos’, com acesso gratuito a livro.

Também podem participar da ‘Quilombagem Literária’ na Tenda Literatura Negra, com roda de conversa sobre produções literárias com os escritores e as escritoras Ana Lúcia dos Santos, Mary Francisca do Careno, Bartolomeu Pereira de Souza, Julie Lua, Nego Panda, Odair José Pereira e Uillians Uilson Santos.

MC DANDARA

Na abertura da Festa haverá a apresentação da Mc Dandara, que faz reflexões importantes e necessárias.

Por sua vez, o Sarau Antologia Celio Nori terá a participação dos escritores Alessandro Padin, Ornella Rodrigues, Vanessa Ratton, com apresentação de Luiz Soares de Lima.

DEBATE

Duas mesas temáticas trazem temas atuais para o debate.

A primeira, ‘Literatura, Diversidade e Resistência’ (Povos originários, Etarismo, Negritude e Juventude), com Vanessa Ratton, Odair José Pereira, Andreia Marques, Adriana Pimenta e Pietra Malhadas. A mediação é de Aurélia Rios.

A última mesa do dia tem como tema ‘Tenacidade e Resiliência no enfrentamento à barbárie’ (HIV, Educação, Violência Infantil, Jornalismo e Literatura como resistência), com a participação de Roseli Tardelli, Christiane Andrea, Marcelo Zoyd e Alessandro Padin. Mediação de Adriana Pimenta e Luiz Soares de Lima.

Além disso, a atividade ‘O autor e sua obra’, com o lançamento de livros, divulgação, venda e sessão de autógrafos com escritores e escritoras locais (José Torero, Manoel Herzog, Renato Pirauá, Andreia Marques, Adriana Pimenta, Vanessa Ratton, Christiane Andrea, Alessandro Padin e Mary do Careno).

MAIS SARAU

O Sarau das Sereias Vermelhas e a apresentação da cantora Cláudia França encerram a 11ª Festa do Livro.

As atividades estarão distribuídas na praça em frente à Estação da Cidadania, no pátio interno e auditório. Também haverá troca de livros.

O evento conta com o apoio das secretarias de Educação e Cultura de Santos e realizado com recursos da verba parlamentar.

A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Fórum da Cidadania de Santos (instagram @forumcidadaniadesantos e facebook /forumdacidadaniadeSantos). Clique aqui para conferir a grade completa, com o horário de cada atividade

SOBRE A FESTA DO LIVRO

A festa, idealizada pela jornalista Helle Alves e realizada desde 2015, é uma iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania e faz parte do calendário oficial da cidade desde 2021.

O evento simboliza a luta pela democratização do livro, o acesso à cultura e a inclusão social por meio da literatura.


Imagem em destaque: MC Dandara, que se apresenta às 15h na Festa do Livro da Estação da Cidadania de Santos, neste sábado, 13 de agosto. Foto: divulgação @mcdandaraofc




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =