A Semana de Arte Transmoderna é negra. Por Cidinha Santos, Elis Granado e Luiz Soares de Lima

Manifesto homenagem aos artistas e a todas as pessoas que se engajaram na realização do evento, ocorrido em julho em Santos


A SEMANA DE ARTE TRANSMODERNA É NEGRA
Por Cidinha Santos*, Elis Granado** e Luiz Soares de Lima*** | De Santos (SP)

—-

Parabéns às pessoas que se envolveram, de corpo e alma, na SAT22!

Além de todas as atividades artísticas que envolveram a cidade, a Estação da Cidadania de Santos e o Museu do Café receberam artistas da Baixada Santista que se inscreveram para a Semana de Arte Transmoderna, a SAT22.

Idealizada por Celio Nori e Sérgio Sérvulo da Cunha – coordenadores do Fórum da Cidadania/Concidadania, que se retiraram da vida material para brilharem em outra esfera, deixando saudades e legados que, acreditamos, mudou a história da nossa região.

A SAT22 reuniu artistas e voluntários nesse projeto intenso e desafiador: 18 artistas das artes visuais participaram da exposição de pinturas, fotografias, textos, gravuras, esculturas, cerâmicas arte Naif, painel bordado, mural pintado na lateral da Estação e outros tantos da dança, literatura, teatro e música (quase 50 trabalhos) que apresentaram suas artes durante uma semana e demonstraram a capacidade de construir quando trabalhamos coletivamente.

Foram muitas reuniões preparatórias, desde 2019-2022, a maior parte delas online por causa da pandemia da covid-19, que tirou tanta gente do nosso convívio. Infelizmente, a covid-19, no Brasil, veio atrelada à ignorância e ao negacionismo reapresentados pela maior autoridade federal.

Vivemos dias intenso com lives como o “Café 22”, “ações formativas” sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, com profissionais da educação do município de Santos; “Mário de Andrade: uma análise da pauliceia ao Brasil desvairado do século XXI”; conteúdos temáticos sobre “Mulher e Modernismo”, “Questões Sociopolíticas”, “Povo Negro e Indigena” e “Arquitetura, sustentabilidade e urbanismo”.

O lançamento da Antologia Poética Celio Nori, em maio deste ano, lembremos, foi uma prévia artística do que sonhávamos para a SAT22.

Assim como em 1922, os maiores obstáculos de 2022 também foram superados. Diga-se de passagem, bravamente, pelas pessoas responsáveis pela organização, por acreditarem no projeto e na importância da arte na vida de todo ser humano.

Cada um e cada uma brilhou no que fez. Gente é pra brilhar, como poetizou Maiakovski.

Artistas, técnicos, voluntários, entidades, associações e movimentos se uniram para mostrar a potência da arte e a capacidade de união e solidariedade em especial para relevar a arte periférica, a cultura que existe em cada canto, a força da cultura negra por mais que se tente ocultar.

Nosso agradecimento a todas e todos que se fizeram presentes, público, artistas, organizadores/as, equipe técnica, pessoal administrativo e de comunicação.

Cada um que se revezou no atendimento, no balcão de lanche, na preparação da Estação, organizando e limpando o espaço para receber a SAT22 foram e são imprescindíveis.

Foram dias intensos, dias de encanto, encontros, revelações, de alegria, superação e luta, antes e durante a Semana de Arte Transmoderna!

Quem sabe esta tenha sido um ensaio para outras semanas que virão?

*Cidinha Santos é jornalista, coordenadora de comunicação do Fórum da Cidadania de Santos e da organização da SAT22.

**Elis Granado é bibliotecária e representante do Museu do Café na organização da SAT22.

***Luiz Soares de Lima é advogado público municipal, associado do Fórum da Cidadania de Santos e colaborador da SAT22.


Imagem em destaque: exposição na Semana de Arte Transmoderna de 2022. Foto de Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista)




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =