Manual explica cada letra da sigla LGBTQIA+

Publicação, acessível gratuitamente pela internet, traz orientações para comunicação livre de preconceitos; confira os significados


Da TV Cultura | De São Paulo (SP)

O mês de junho – que está chegando ao fim – é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, em todo o mundo. O período é marcado por eventos e ações afirmativas voltadas à comunidade, em diversos setores.

Mas você sabe o que significa cada letra da sigla?

Cada uma representa uma orientação sexual (por quem a pessoa se sente atraída afetiva e/ou sexualmente) ou identidade de gênero (qual gênero a pessoa se identifica).

Veja o que significa cada letra da sigla LGBTQIA+, segundo o Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+:

—-

L: Lésbicas

Mulher, cis ou trans, que é atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/ gênero, também cis ou trans. Não é necessário, necessariamente, ter experiências sexuais com outras mulheres para se identificar como uma mulher lésbica.

G: Gays

Homem, cis ou trans, que é atraído afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/ gênero, também cis ou trans. Não é necessário, necessariamente, ter experiências sexuais com outros homens para se identificar como um homem gay.

B: Bissexuais

A pessoa que se relaciona afetiva e/ou sexualmente com pessoas de dois ou mais sexos/gêneros. O termo “Bi” é o diminutivo para se referir a pessoas bissexuais.

T: Transgêneros

Terminologia utilizada para descrever pessoas que transitam entre os gêneros. São pessoas cuja identidade de gênero transcende as definições convencionais de sexualidade.

“Segundo Letícia Lanz (2015), não faz sentido escrever ‘travestis, transexuais e transgêneros’, ou usar TTT na sigla LGBTI+, uma vez que travestis e transexuais são transgênero por definição. Ou escreva-se travestis e transexuais, ou escreva-se transgêneros, ou, de preferência, pessoas trans”, diz o Manual de Comunicação LGBTI+.

Pessoas transexuais são aquelas que têm uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento, enquanto travesti é uma “construção de gênero feminino, oposta ao sexo biológico, seguido de uma construção física de caráter permanente, que se identifica na vida social, familiar, cultural e interpessoal, através dessa identidade”. Já foi um termo pejorativo mas que carrega um teor político de ressignificação.

Q: Queer

O termo em inglês (sem tradução para o português) é utilizado por pessoas cuja orientação sexual não é exclusivamente heterossexual. O termo é guarda-chuva e não restringe a amplitude e a vivência da sexualidade.

I: Intersexualidade

O termo também é guarda-chuva e diz respeito a pessoas que nascem com anatomia reprodutiva ou sexual e/ou um padrão de cromossomos que não podem ser classificados como sendo tipicamente masculinos ou femininos.

A: Assexual

Segundo o manual, uma pessoa assexual é aquela que não sente nenhuma atração sexual, seja pelo sexo/gênero oposto ou pelo mesmo sexo/gênero.

+: Outras identidades de gênero e orientações sexuais

O símbolo inclui as demais variações de identidade de gênero e orientação sexual não citadas nas letras anteriores. Envolve a pansexualidade, a não-binariedade, e mais.

—-

Para saber mais, clique aqui e veja o material completo da Aliança Nacional LGBTI+.


Imagem em destaque: capa do Manual de Comunicação da Aliança Nacional LGBTI+




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =