Abacaxi. Beneficiamento gera emprego e renda no Pará

Estado é o maior produtor nacional; em Floresta do Araguaia agricultura familiar recebe assistência técnica e qualificação profissional


Por Giovanna Abreu, da Agência Pará | De Floresta do Araguaia (PA)

Para fortalecer a produção do abacaxi no Pará e proporcionar maior rentabilidade ao produtor, o Governo do Estado desenvolve ações de beneficiamento da fruta, sobretudo, no município de Floresta do Araguaia, localizado na Região de Integração do Araguaia.

Essa região é responsável por 74% do fruto plantado em solo paraense.

Por sua vez, o Pará, no ranking nacional, aparece em primeiro lugar na produção, com quase 20% do cultivo de todo o país.

CRÉDITO RURAL

Entre as estratégias de fortalecimento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) atua no município com a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Pronaf).

Com isso, os agricultores familiares têm acesso a crédito rural em banco conveniado para o investimento na produção. A Emater-PA registra no município a emissão, em média, de 90 DAPs por ano.

“A liberação de crédito ajuda no financiamento do plantio, que é muito caro”, sublinha o técnico da Emater paraense em Floresta do Araguaia. “A mão-de-obra do cultivo, assim como a compra de insumos, adubos, têm um custo muito elevado.”

Ele explica: “Para plantar abacaxi, em média, um hectare custa cerca de 18 mil reais. Se os produtores não tiverem ajuda de um financiamento, fica muito difícil. O nosso papel é fundamental para fortalecer esse trabalho. Anualmente, em média, cerca de 5 milhões de reais são liberados, beneficiando cerca de 70 produtores locais”.

Em dez anos de atuação na área, o técnico conta que já atendeu mais de 1 mil agricultores familiares.

QUALIFICA PARÁ

No último dia 20, uma turma de 20 alunos recebeu certificado do programa de profissionalização “Qualifica Pará”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Os concluintes do curso de manipulação e beneficiamento de frutas participaram da certificação durante o 27º Festival do Abacaxi de Floresta do Araguaia (https://agenciapara.com.br/noticia/37251/).

Uma das formadas é Luzia da Silva Borba, que agora se considera qualificada para o mercado de trabalho.

“Foi bom porque usamos a fruta local, fizemos licor, geleia, tudo que tem do abacaxi a gente tentou fazer”, relata.

MAIS INVESTIMENTOS

De acordo com o coordenador de fruticultura Geraldo Tavares, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em 2021 a pasta repassou 250 mil reais via convênio para a Prefeitura de Floresta do Araguaia realizar a licitação e compra do equipamento para a agroindústria da Cooperativa dos Agricultores de São Francisco (Cooasafra), onde funciona uma agroindústria que atende centenas de agricultores do município.

A cooperativa recebeu também, segundo o coordenador, financiamento do Crédito do Produtor via Sedeme/Banpará no valor de 635 mil, além da expansão da rede trifásica de energia: 12 km de rede, implantada pelo Governo do Estado, com 550 mil de investimento para atender a agroindústria.


Imagem em destaque: cultivo de abacaxi em Floresta do Araguaia. Foto: Agência Pará




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =