A participação popular de volta à Sorocabana

Antiga estação ferroviária no litoral de São Paulo será reaberta neste sábado, dia 21, com atividades culturais e homenagens. Local é desde 2006 sede do Fórum da Cidadania de Santos


Com informações da Assessoria de Comunicação do Fórum da Cidadania de Santos | De Santos (SP)

Inaugurada em 26 de julho de 1938 pelo presidente de Getúlio Vargas, a estação de Santos da Estrada de Ferro Sorocabana funcionou até 1999 como terminal de passageiros de trem. Depois de meio decênio de abandono, em 2006 se tornou a Estação da Cidadania – sede do Fórum da Cidadania de Santos.

Agora em 2022, depois de mais de dois ano fechado – em parte, por causa da pandemia de covid-19, em parte pelas obras de reforma e restauração da edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico – o local volta a ser ponto de encontro da participação popular da região metropolitana da Baixada Santista.

A reabertura será neste sábado, dia 21, com atividades culturais e homenagens, a partir das 17 horas.

Marca, também, os 20 anos do próprio Fórum da Cidadania de Santos – fundando em 18 de maio de 2002.

E celebra a memória de seu idealizador, o sociólogo Célio Nori, que morreu em 17 de maio de 2021 em decorrência de complicações da covid-19.

A programação inclui o lançamento da Antologia Literária Celio Nori, que reúne 50 poesias de escritores e escritoras do litoral paulista, selecionados em concurso artístico promovido em 2021.

Tanto a obra literária como a reforma da antiga estação ferroviária foram financiadas com recursos do Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo.

Outras atividades previstas são uma intervenção de dança de Fabi Mesquita; vídeo-homenagem; varal de poesia; e apresentação musical de Elenira Ribeiro e Luiz Claudio de Santos, artistas locais.

HOMENAGENS

Além de Célio Nori, serão homenageados e homenageadas nomes que fazem parte da história do Fórum da Cidadania de Santos e que foram vítimas da pandemia de covid-19.

“No encontro serão lembradas pessoas queridas que fizeram parte da construção e da história do Fórum e nos deixaram exemplos de cidadania e compromisso com a comunidade”, ressalta texto de divulgação do evento deste sábado. Os homenageados e homenageadas são:

  • Sérgio Sérvulo, jurista e ex-vice-prefeito de Santos (1989-1992) e ex-coordenador geral
  • Nadir de Souza Brito, assistente social
  • Uriel Villas Boas, sindicalista, da coordenação da Concidadania;
  • Lucy Freitas, metalúrgica aposentada
  • Valdomiro Trento, técnico industrial
  • José Pascoal Vaz, professor economista, entusiasta da economia solidária

“Todas essas pessoas”, continua o texto, “demonstraram que é possível transformar a vida de cidadãs e cidadãos com educação, respeito e dignidade, por isso estarão presentes, hoje e sempre!”.

O material sublinha ainda: “Este momento de celebração só é possível porque, em 2002, no dia 18 de maio, um grupo de sonhadoras e sonhadores se reuniu no Sesc Santos, a convite do sociólogo Celio Nori, para criar uma entidade que representasse e permitisse que as vozes das cidadãs e cidadãos dos movimentos sociais, entidades sindicais e partidos políticos progressistas ecoassem pelas ruas da Cidade e da região. Celio convocava a sociedade civil organizada para cerrar fileiras na defesa dos direitos humanos, do direito à cidade e da democracia participativa”.

RESPEITO ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19

A organização alerta para a necessidade de se respeitarem no evento todas as medidas de prevenção à covid-19, como uso de máscara e distanciamento físico, sem aglomerações.

SOBRE A HISTÓRIA DA ESTAÇÃO DA SOROCABANA

A atual Estação da Cidadania, antiga Estação Santos (Ana Costa) da Estrada de Ferro Sorocabana – por isso conhecida pelos mais antigos como “Estação Sorocabana” ou apenas “Sorocabana” fica na Avenida Ana Costa, 340, esquina com Avenida Francisco Glicério, no bairro Campo Grande.

A atual edificação data de 1938, mas desde 1913 já funcionava ali ponto de embarque e desembarque da linha ferroviária que ligava o litoral ao interior de São Paulo.

Saiba mais em <http://www.resjeroteirosbaixadasantista.prceu.usp.br/sitio/estacao-ferroviaria-ana-costa-sorocabana>, em <http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/anacosta.htm> e em <http://museusferroviarios.net.br/antigas-companhias/e-f-sorocabana/>.


Imagem em destaque: fachada da antiga Estação de Santos (Estação Ana Costa, atual Estação da Cidadania) da Estrada de Ferro Sorocabana. Foto: Projeto de Valorização Patrimonial do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos/USP




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =