Mães da América Central fazem caravana de protestos

Elas pedem justiça pelo desaparecimento de seus filhos, vítimas do fluxo migratório entre países centroamericanos os Estados Unidos


Da Telesur | Da Cidade do México (México)

As ruas de Zócalo, na região central da Cidade do México, foram tomadas no último sábado, dia 7, pela Marcha das Mães Centroamericanas.

Elas protestam por justiça e para encontrar seus filhos, desaparecidos durante o trânsito migratório entre países da América Central e os Estados Unidos, via México.

Uma caravan de quase 50 pessoas – entre elas, homens também – percorreu o Centro Histórico da capita mexicana, com fotografias dos desaparecidos e desaparecidas, e bandeiras de seus países de origem – Guatemala, Honduras e El Salvador.

Vinda desses países, a caravana ingressou no México entre os dias 1º e 2 de maio, pela ponte do município de Ciudad Hidalgo, Chiapas, fronteira com a Guatemala.

As mães centroamericanas cobram das autoridades mexicanas investigações diante das denúncias que apresentaram, pelos seus desaparecidos.

O protesto coincidade com a viagem que o presidente do México, López Obrador, realiza por estes dias pelos países da América Central e do Caribe. O tema fluxos migratórios está na pauta de reuniões entre Obrador e presidentes dos países visitados.

Por sinal, a região registra atualmente fluxo migratório rumo aos Estados Unidos sem precedentes.


Imagem em destaque: o protesto das Mães Centroamericanas, no México. Foto: Movimento Migrante Mesoamericano



Clique aqui para saber mais sobre o livro e, se gostar, adquirir um exemplar


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =