Açaí na produção de móveis

Pesquisa desenvolve ecopainel MDF a partir de fibra do resíduo do caroço da fruta. Qualidade do material e sustentabilidade da fabricação estão entre as vantagens


Por Caroline Souza, da UEA | De Manaus (AM)

Uma pesquisa na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desenvolve nos últimos anos a produção de ecopaineis feitos com partículas da fibra do resíduo do caroço do açaí. A tecnologia ganha agora novo impulso: o trabalho foi aprovado no Edital Catalisa ICT de Planos de Inovação, do Sebrae Nacional.

As partículas da fibra do caroço do açaí são transformadas em painel e placas de MDF, componentes de móveis, divisórias e outros itens da indústria madeireira e moveleira.

O ecopainel não utiliza resinas tóxicas nem depende de plantações de árvores para a confecção, com o MDF convencional.

O projeto é de responsabilidade do professor titular doutor Antônio de Lima Mesquita.

SELEÇÃO

O pesquisador conta que o projeto do ecopainel de açaí foi submetido e selecionado em 2021 entre cerca de 5 mil projetos, além de ser aprovado para a etapa de capacitações on-line sobre gestão da inovação e prospecção tecnológica e mentoria com profissionais de mercado.

“Finalizando esta etapa, destes planos, iriam ser selecionados 265 projetos, o que aconteceu agora em 2022. Nessa seleção tivemos que readaptar para uma nova metodologia do Sebrae. Fizemos uma revisão do nosso plano de inovação tecnológica de acordo com o edital deste ano, submetemos e fomos selecionados novamente”, explica o professor.

A produção dos ecopainéis, baseada nos princípios da economia circular, é feita a partir dos resíduos do fruto do açaí descartados nos leitos dos igarapés e canais artificiais de escoamento de água nas cidades, gerando impactos ambientais.

A partir desse efeito, o produto consiste no aproveitamento de toda a cadeia da matéria-prima, gerando subprodutos, emprego, renda e tecnologia.

O trabalho também conta com a utilização de uma resina de óleo de mamona para fazer a adesão das fibras.

A fabricação pode evitar a emissão de CO² que acontece por meio da fabricação industrial de painéis de fibras de madeira utilizando resinas sintéticas a base de ureia formaldeído, muito comum na atualidade.


Imagem em destaque: a fibra e o ecopainel. Reprodução TV UEA




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =