Excesso de redes sociais desperta sensações tóxicas, alerta professora

Comparações, inveja, inferioridade, exclusão e fracasso são alguns dos sentimentos potencializados, de acordo com docente da USP


Por Vinícius Botelho, do Jornal da USP | De Ribeirão Preto (SP)

O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de países que mais consumiram redes sociais em 2021. Os dados são de um levantamento divulgado pelas empresas WeAreSocial e Hootsuite e mostram que o brasileiro gastou, em média, cerca de 3 horas e 42 minutos por dia navegando pelas redes sociais no ano passado.

O tempo gasto nas redes sociais, quando exagerado, pode causar intoxicação social, com desestímulos, sensações de exclusão e desânimo com a própria vida, evidenciados pelo excesso de comparações e falta de experiências reais.

A análise é da professora Valéria Barbieri, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Várias pesquisas associaram o uso das redes sociais a problemas como ansiedade e depressão, mas, segundo Valéria, “há outras repercussões que podem vir junto ou não com esses problemas, como preocupações em relação à autoestima, insatisfação com aparência física, sentimentos de inutilidade, diminuição das interações offline e uma certa displicência com os códigos morais que o anonimato propicia”.

ADVERSIDADES

Alguns desses problemas, pelo uso excessivo das mídias sociais, podem ser causados por adversidades existentes anteriores ao consumo.

A professora explica que “as pesquisas ainda não chegaram a compreender exatamente como essa relação ocorre”.

Algumas teorias defendem que “as fragilidades anteriores do indivíduo levariam ao uso exagerado das redes sociais, não o contrário”.

Nesse cenário, é possível afirmar que exista uma relação entre o uso das redes sociais e os impactos psicológicos negativos sobre o usuário, “mas não é possível afirmar que uma pessoa específica vá desenvolver essas repercussões”, portanto, é importante um olhar singular para cada indivíduo, defende Valéria.

AUTOPERCEPÇÃO EMPOBRECIDA

Pessoas que possuem uma maior tendência a se compararem com as outras acabam tendo uma autopercepção mais empobrecida, potencializada pelo uso constante das redes sociais.

Valéria explica que “essa tendência à comparação, associada ao uso intenso das redes, desperta no indivíduo sentimentos de inveja, inferioridade, exclusão e fracasso”.

Nesse contexto, a professora conta que foi criado um acrônimo na língua inglesa para determinar o sentimento de estar perdendo alguma coisa, uma inquietação constante de que os outros estão tendo experiências gratificantes e a pessoa não, chamado de Fomo (Fear of Missing Out, ou Medo de Ficar de Fora), que se tornou motivo de estudos e pesquisas.

COMO SE PROTEGER

A especialista conta que já existem pesquisas que evidenciaram fatores de proteção contra os sintomas negativos decorrentes do consumo das redes sociais.

Atividades offline, oportunidades com amigos e parentes fora da internet, manter relações de proximidade e ter objetivos e propósitos reais são algumas das posturas que protegem o usuário.

É necessário cuidar para que as pessoas não se distanciem de valores fundamentais e se percam de si, diz a professora.

“A insatisfação com a vida real leva o indivíduo a se refugiar nas redes sociais, provocando mais insatisfação e criando um círculo vicioso.” Valéria explica que “a felicidade está nas coisas simples, que dão propósito à nossa vida e estabelecem relações positivas e de reciprocidade, favorecendo o otimismo e a esperança”.


Imagem em destaque: ilustração sobre uso excessivo de redes sociais. Divulgação USP




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =