África do Sul terá, como o Brasil, PrEp injetável contra HIV

Profilaxia Pré-exposição, método que já se mostra eficaz na forma oral, contará agora fármaco Cabotegravir aplicado por injeção


Por Cristina Azevedo, da Agência Fiocruz de Notícias | Do Rio de Janeiro (RJ)

A Unitaid, agência global de saúde ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), vai financiar a implantação da Profilaxia Pré-exposição (PrEp) injetável, na África do Sul e no Brasil, ao mesmo tempo.

Considerada a mais recente inovação para prevenção do HIV, a PrEP Injetável se mostrou mais eficaz que a PrEP oral diária na redução de risco de infecção pelo vírus.

A nova forma consiste na aplicação, em cada paciente, de apenas seis injeções por ano, do fármaco Cabotegravir.

O Cabotegravir de ação prolongada propicia oito semanas de proteção contínua contra a infecção pelo vírus por meio de uma única injeção intramuscular. Isso fornece uma alternativa à PrEP oral, que pode reduzir o risco de infecção pelo HIV em 99%, mas apenas quando tomada conforme prescrito: uma vez ao dia ou antes e depois do sexo no esquema PrEP 2+1+1 (neste caso, apenas para homens cisgêneros).

Os dois países serão os primeiros, em todo mundo, a utilizar o PrEp injetável.

Na África do Sul o alvo serão adolescentes e jovens mulheres, que têm sido infectadas em taxas desproporcionalmente altas. Na África subsaariana, seis em cada sete novos casos de infecção em adolescentes ocorrem em garotas, e mulheres jovens têm o dobro do índice de contaminação em relação a homens jovens.

Já no Brasil, o projeto terá como público alvo os grupos mais vulneráveis à infecção pelo HIV: homens que fazem sexo com homens e mulheres trans, de 18 a 30 anos.

Ainda aqui no Brasil, o projeto erá coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz (INI/Fiocruz). O anúncio foi feito durante o seminário conjunto “Brasil e Unitaid – parcerias atuais e perspectivas futuras, no auditório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), na sexta-feira, dia 18.

PROGRAMAS NACIONAIS

Nos dois países, a ideia é integrar o Cabotegravir aos programas nacionais de saúde, gerando dados que apoiarão sua implantação global, explicou o especialista Mauricio Cysne, diretor de Relações Exteriores e Comunicação da Unitaid, durante o seminário.

A organização alerta que é necessário assegurar um amplo acesso ao Cabotegravir de longa duração, de forma que seja batida a meta da ONU de alcançar 95% das pessoas com risco de infecção em 2025.

Para a coordenadora do projeto no Brasil, Beatriz Grinsztejn, chefe do laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), “a PrEP com com Cabotegravir de longa duração (CAB-LA) é uma estratégia nova e poderosa que pode realmente fazer a diferença no controle da epidemia de HIV/Aids”.

A PrEP injetável pode ser também uma solução para os desafios que os usuários enfrentam para tomar pílulas regulamente, o que reduz o impacto da PrEP oral.

O novo método também ajuda a mitigar o medo de que os comprimidos sejam interpretados como tratamento do HIV e façam com que o usuário sofra estigma, discriminação ou violência por parceiro íntimo como resultado.

Apesar da alta proteção que a PrEP oral pode fornecer, a absorção tem sido lenta.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, lembrou a participação do Brasil na criação da Unitaid e destacou que o novo projeto é uma continuidade de uma série de ações para a prevenção do HIV que vêm sendo desenvolvidas. “Esses US$ 10 milhões que serão investidos trarão um forte impacto para o Brasil e a África do Sul”, disse.


Imagem em destaque: fármaco Cabotegravir. Divulgação farmacêutica




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 7 =