Saudáveis e sustentáveis. Assim são os alimentos PI Brasil da Embrapa

Produtos com essa certificação podem ser encontrados em feiras e supermercados. Animação explica quais são os benefícios


Por Cristina Tordin, da Embrapa Meio Ambiente | De Jaguariúna (SP)

Os consumidores brasileiros já conhecem e pagam mais pelos produtos orgânicos, produzidos em sistemas sustentáveis de agricultura, que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos e nem de organismos geneticamente modificados.

O que poucos consumidores sabem é que existe outro tipo de sistema de produção sustentável, regulamentado pelo Inmetro e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

É a Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), sistema de certificação brasileira, constituído de normas técnicas publicadas em Diário Oficial da União, que garante a produção de alimentos saudáveis e de alta qualidade à população.

Os produtos da PI Brasil podem ser identificados nas prateleiras pelo selo Brasil Certificado.

ANIMAÇÃO

Pensando em divulgar mais essa opção de consumo consciente e saudável, a Embrapa acaba de lançar uma animação que explica como ocorre todo o processo.

A animação, que pode agradar inclusive o público infantil, está mostra a conexão entre o consumidor, o produtor e a natureza.

“Queremos tornar essa opção conhecida pelo consumidor final. A maioria das pessoas só sabe da existência da produção orgânica, mas a produção integrada também oferece alimentos seguros e de alta qualidade”, enfatiza a coordenadora do Programa da PI Morango Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

Para a servidora Paula Packer, chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente – unidade que pesquisa sistemas produtivos sustentáveis há décadas– a produção integrada é uma das tecnologias de maior impacto positivo para a sociedade.

É um sistema que foca na produção de alimentos de alta qualidade, com a premissa de diminuir o uso de insumos e contaminantes, e com uma certificação por trás que assegura isso.

“Quando falamos em bioeconomia ou em economia circular, nos referimos a nada mais do que um modelo de produção integrada e sistêmica, onde a natureza e o meio ambiente conversam com uma agricultura que prioriza alta produtividade, menor impacto, produzindo de forma segura e inteligente”, explica Packer.

BOAS PRÁTICAS DOS AGRICULTORES

Os agricultores que aderem à PI Brasil passam a seguir um rigoroso protocolo de boas práticas agrícolas, priorizando o manejo integrado de pragas (MIP), respeitando as legislações vigentes, inclusive ambiental e trabalhista, observando atentamente as condições higiênico-sanitárias da lavoura, dos equipamentos, das instalações e dos trabalhadores, e mantendo a rastreabilidade de todo o processo.

CONCEITO DE PRODUÇÃO INTEGRADA

Produção integrada é um sistema de produção agropecuária que permite a obtenção de alimentos e outros produtos de alta qualidade, mediante o uso dos recursos naturais e de mecanismos reguladores para minimizar o uso de insumos e contaminantes, assegurando uma produção sustentável. Permite o uso de produtos químicos de síntese de forma criteriosa, depois de esgotadas as formas de controles físicos e biológicos.


Imagem em destaque: arte de divulgação do PI Brasil da Embrapa Meio Ambiente.




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =